Unicamp desenvolve sistema de fotoiniciação com luz verde para procedimentos odontológicos
29 de maio de 2018A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram um sistema de fotoiniciação com luz verde para procedimentos odontológicos, que diminui os riscos à saúde para dentistas e pacientes.
A tecnologia, que está disponível para licenciamento, é uma alternativa viável para a fotoativação de materiais odontológicos resinosos em procedimentos restauradores, cimentação de peças protéticas, cimentação de bráquetes ortodônticos e aplicação de selantes oclusais. “A principal importância dessa nova proposta de fotoativação em odontologia é a agilidade e praticidade para realizar esses procedimentos de forma mais rápida e eficiente”, aponta Dayane Carvalho Ramos Salles de Oliveira, professora colaboradora da FOP e uma das responsáveis pela tecnologia.
Em tais procedimentos, o dentista posiciona a fonte de luz sobre a restauração e a mantém estabilizada. Com isso, o contato visual com a luz de alta intensidade é quase sempre inevitável. A estimativa é que cerca de 10 a 30% da intensidade total emitida pela fonte de luz seja refletida para o operador, podendo causar danos à retina. O sistema de fotoativação criado na Unicamp utiliza a faixa de luz verde, menos danosa do que a azul, utilizada hoje em dia.
Empresas interessadas no licenciamento da tecnologia devem entrar em contato com o Setor de Parcerias da Agência de Inovação da Unicamp, pelo parcerias@inova.unicamp.br ou pelos telefones (19) 3521-5207/3521-2607/3521-5010/3521-2612.
Para mais informações acesse https://www.inova.unicamp.br/noticia/unicamp-desenvolve-sistema-de-fotoiniciacao-para-materiais-resinosos-que-minimiza-riscos-aos-dentistas-e-pacientes/.
Notícias
Agenda
Chamadas
-
Redes FAPESP de Colaboração em Pesquisa em Sistemas Alimentares Saudáveis - Gripe Aviária
Data-limite: 28/11 -
Chamada de Propostas FAPESP e Universidade da Guiana
Data-limite: 01/12 -
Chamada Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) – Ciências Exatas e da Terra e Engenharias
Apresentação de pré-propostas: 05 a 27/01/2026 -
SPRINT 2025
Datas-limite para submissão de propostas: 23/02/2026 -
Centros Urbanos - Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais
Data-limite: 30/01/2026 -
Programa Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD)
Data-limite: 03/03/2026 -
Cooperação São Paulo-Espanha para Projetos de Pesquisa e Inovação: Segunda Chamada de Propostas 2025-26
Prazo: 31/03/2026 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo -
BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA) - Biotecnologia
Fluxo contínuo