Tecnologia permite identificar pontos turísticos a partir de fotografias

06 de dezembro de 2016

Um algoritmo desenvolvido em parceria entre a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e o Instituto de Computação (IC), ambos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e a Squadra Tecnologia torna possível a identificação de pontos turísticos a partir de imagens. A tecnologia já foi licenciada pela empresa, de acordo com informações da Inova Unicamp.

A tecnologia apresenta taxa de acerto de até 95% na identificação de locais de interesse do usuário e pode ser empregada tanto para o reconhecimento automático de locais de interesse como fachadas de construções, paisagens e regiões geográficas. Para utilizá-la, o usuário envia uma foto via dispositivo móvel com conexão à internet a um servidor que estabelece a correspondência com imagens previamente cadastradas em um banco de dados e envia uma resposta com informações detalhadas sobre o local.

A empresa informa que a tecnologia pode ser empregada em vários setores da economia para o reconhecimento de outros tipos de fotografias e representações visuais.

O desenvolvimento da inovação contou com apoio da Agência Inova Unicamp no processo de redação e submissão da patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).