Startup apoiada pela FAPESP participa do Fórum Econômico Mundial
28 de janeiro de 2020Elton Alisson | Pesquisa para Inovação – A administradora Mariana Vasconcelos, fundadora da Agrosmart, participou do Fórum Econômico Mundial, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de janeiro na cidade suíça de Davos.
Em sua 50ª edição, o evento, que reuniu os principais líderes da economia mundial, além de executivos de diversos setores e chefes de Estado, teve como um dos temas principais a crise ambiental global.
Vasconcelos foi convidada a participar de dois painéis com temas relacionados à sustentabilidade. No primeiro painel, intitulado “Acting for nature”, foi abordada a necessidade de incentivo a práticas comerciais positivas à natureza, além de financiamento de soluções naturais e o uso sustentável da terra. Já no segundo painel, sobre economia de precisão, foi discutido como produtos e serviços inovadores podem transformar indústrias e mercados de consumo em prol da economia de insumos.
“É fundamental que temas como economia de precisão e cuidados com a natureza sejam discutidos em um evento tão importante e de visibilidade global. Estou imensamente feliz em colaborar com esse debate, que reuniu importantes líderes mundiais para buscar soluções para resolver problemas globais”, disse Vasconcelos em release divulgado pela empresa.
Sediada em Campinas, a Agrosmart desenvolve um aplicativo que, conectado a uma armadilha de pragas, ajuda o produtor a aplicar o defensivo agrícola no momento certo e na quantidade exata, para obter maior eficiência no combate às pragas e com menor custo e impacto ao meio ambiente.
O projeto foi um dos oito selecionados, em dezembro de 2017, em uma chamada do Programa PIPE/PAPPE Subvenção, com financiamento da FAPESP e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) (leia mais em http://pesquisaparainovacao.fapesp.br/).
Projeção internacional
A Agrosmart entrou no radar do Fórum Econômico Mundial no início de 2018, quando foi selecionada junto com outras 48 startups da América Latina para integrar um programa de aceleração da economia digital na região, conduzido pelo Banco Mundial (leia mais em http://agencia.fapesp.br/27438/).
No mesmo ano, a empresa também foi selecionada para integrar a comunidade de Pioneiros tecnológicos. Criada pelo Fórum Econômico Mundial, a comunidade reúne 61 empresas em estágio inicial de todo o mundo, pioneiras em novas tecnologias e inovações.
As empresas foram selecionadas por um comitê formado por pesquisadores, empresários, investidores e executivos de empresas, baseados em critérios que incluem inovação, potencial de impacto e liderança. Já passaram pela seleção em edições anteriores Airbnb, Google, Spotify, Twitter e Wikimedia.
Ao ingressar nesse seleto grupo, as startups se tornam parte das iniciativas, atividades e eventos do Fórum Econômico Mundial, trazendo informações e novas perspectivas para discussões.
Além da Agrosmart, outra startup brasileira selecionada para integrar o grupo foi a Plataforma Verde, que criou um software para gestão de resíduos on-line.
Notícias
- Especialistas debatem soluções para diferentes setores no primeiro encontro do Distrito de Inovação
- Fiesp e Cietec lançam chamada para startups com soluções para desafios das indústrias
- Brain4care conquista primeiro lugar no Prêmio Deep Tech Ano 2024
- FAPESP seleciona empresas apoiadas pelo PIPE para participar de simpósio na Alemanha
Agenda
Chamadas
-
Chamada FAPESP PITE – Grandes Projetos
Prazo: 10/02/2025 -
Praticar Ciência
Prazo: 16/02 -
Chamada PIPE-FAPESP Fase 3
Prazo: 24/02 -
FAPESP-NWO (Países Baixos): Eventos Extremos de Calor e Água
Prazo: 04/03 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo