Senai abre novas chamadas para startups brasileiras

21 de setembro de 2021

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com inscrições abertas para pesquisas e projetos em inovação em três temáticas: carbono zero, alimentos saudáveis e eficiência operacional. As inscrições fazem parte da categoria Startup.tech, disponível na Plataforma Inovação para a Indústria. Startups interessadas em solução e desafios propostos por médias e grandes indústrias podem contar com essa oportunidade.

A categoria Startup.tech visa possibilitar a conexão entre a oferta de startups de base tecnológica com a demanda de médias e grandes empresas, tendo espaço propício (hábitats de Inovação do Senai), bem como processo guiado para identificação de oferta, demanda, conexão entre oferta e demanda e execução de prova de conceito entre ofertante e demandante por um dos Institutos Senai de Inovação ou de Tecnologia.

Os Institutos irão coordenar essas chamadas regionais e estão localizados na Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Cada Senai Regional está responsável por uma linha temática de pesquisas em inovação e soluções tecnológicas para a indústria brasileira.

As chamadas regionais são resultado da categoria de Empreendedorismo Industrial, lançada em 2017, com o objetivo de estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas por meio de desafios específicos lançados por empresas consolidadas no mercado. Entre 2017 e 2018, mais de R$ 60 milhões foram disponibilizados em projetos para startups, por meio da parceria entre o Senai e o Sebrae na Plataforma Inovação para a Indústria.

A entidade irá disponibilizar R$ 4,5 milhões para financiar o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores para aumentar a produtividade e competitividade da indústria brasileira. As propostas selecionadas receberão recursos e apoio para desenvolvimento de projetos, passando por processos de validação de protótipo em parceria com a rede de Institutos Senai de Inovação e de Tecnologia. A duração dos projetos será de até 12 meses, prorrogáveis por mais seis meses.

A Plataforma Inovação para a Indústria está aberta à participação de empresas do setor industrial de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica. Para participar, é necessário enviar a ideia pela Plataforma, seguindo normas e cronogramas específicos de cada categoria.