Pronasolos fará mapeamento dos solos brasileiros

08 de novembro de 2016

O Programa Nacional de Solos do Brasil (Pronasolos), coordenado pela Embrapa, irá mapear o território brasileiro com diferentes graus de detalhamento em um prazo de 10 a 30 anos, de acordo com a Embrapa Solos. As informações irão subsidiar políticas públicas, auxiliar gestão territorial, embasar agricultura de precisão e apoiar decisões de concessão do crédito agrícola, entre outras aplicações.

O Programa prevê a elaboração de um banco de dados de acesso aberto, em linguagem acessível, com todas as informações sobre o solo brasileiro. As escalas de detalhamento serão definidas segundo prioridades de governo para tornar viáveis políticas públicas nos níveis municipal, estadual e federal.

O maior conhecimento sobre o solo brasileiro pode prevenir a falta de água no campo e em grandes metrópoles, além de intensos processos erosivos do solo na área rural que agravam enchentes e provocam desperdício de insumos agropecuários, entre outras consequências. Dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA) indicam que 140 milhões de hectares de terras brasileiras estão degradadas, o que corresponde a 16,5% do território nacional.

Mais informações estão disponíveis em https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/17550684/programa-fara-mapeamento-completo-dos-solos-brasileiros?link=agencia