Projeto desenvolvido pela Embrapii chega ao mercado
07 de março de 2017O primeiro beacon – dispositivo que transmite informações de identificação via Bluetooth – totalmente projetado e fabricado no Brasil já está disponível no mercado. Projetado pela Unidade Embrapii CPqD, ele foi lançado pela Taggen Soluções IoT, empresa parceira no projeto.
Entre as vantagens do produto, segundo a Embrapii, está o custo mais acessível, até 50% menor que o componente importado, a comunicação via protocolo aberto – padrão Bluetooth – e outras funcionalidades inovadoras não disponíveis atualmente no mercado.
Os beacons utilizam a tecnologia Bluetooth Low Energy para detectar a proximidade de outros dispositivos (também Bluetooth) e transmitir um número identificador único. “Trata-se de uma tecnologia habilitadora do conceito de Internet das Coisas (IoT), uma vez que permite a troca de informações entre os mais diversos objetos”, afirmou Alberto Pacifico, da Gerência de Desenvolvimento de Dispositivos e Sensores da Unidade Embrapii CPqD. “A comunicação com smartphones, por exemplo, abre a possibilidade de inúmeras aplicações para essa tecnologia”, acrescentou.
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) mantém contrato de gestão com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério da Educação (MEC) e atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação.
Mais informações estão disponíveis no site da Embrapii, no endereço http://embrapii.org.br/projeto-desenvolvido-pela-embrapii-chega-ao-mercado/.
Notícias
Agenda
Chamadas
-
Redes FAPESP de Colaboração em Pesquisa em Sistemas Alimentares Saudáveis - Gripe Aviária
Data-limite: 28/11 -
Chamada de Propostas FAPESP e Universidade da Guiana
Data-limite: 01/12 -
Chamada Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) – Ciências Exatas e da Terra e Engenharias
Apresentação de pré-propostas: 05 a 27/01/2026 -
SPRINT 2025
Datas-limite para submissão de propostas: 23/02/2026 -
Centros Urbanos - Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais
Data-limite: 30/01/2026 -
Programa Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD)
Data-limite: 03/03/2026 -
Cooperação São Paulo-Espanha para Projetos de Pesquisa e Inovação: Segunda Chamada de Propostas 2025-26
Prazo: 31/03/2026 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo -
BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA) - Biotecnologia
Fluxo contínuo