Primeiras empresas associadas ao Centro para a 4ª Revolução Industrial são anunciadas

28 de janeiro de 2020

Elton Alisson | Pesquisa para Inovação – O governo do Estado de São Paulo anunciou que a fabricante de celulose Bracell e a farmacêutica AstraZeneca são as primeiras empresas a se associar ao Centro para a 4ª Revolução Industrial (C4IR, na sigla em inglês).

Planejado em parceria com o Fórum Econômico Mundial e o Ministério da Economia, o C4IR será voltado à capacitação de pequenas e médias empresas no país na adoção de novas tecnologias baseadas em inteligência artificial e internet das coisas (IoT), por exemplo.

O objetivo é aumentar a produtividade e a competividade das empresas, de modo a aumentar a integração às cadeias globais de valor. As áreas priorizadas serão saúde, cidades inteligentes, manufatura avançada e agritech.

O Centro será instalado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e deverá ser inaugurado em maio de 2020 por ocasião da realização do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em São Paulo.

Inicialmente, o C4IR atuará na elaboração de marcos regulatórios e políticas públicas que acelerem a implementação, no território nacional e no mundo, de políticas de dados, internet das coisas, cidades inteligentes, robótica, inteligência artificial e blockchain.

O Centro faz parte do projeto de criação do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (CITI).

O projeto tem como objetivo transformar uma área de 650 mil metros quadrados da gleba da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na Vila Leopoldina, em São Paulo, em um distrito de tecnologia e inovação.

Além do IPT, integrarão o projeto CITI a Universidade de São Paulo (USP) e o Instituto Butantan.