Pesquisadores da UFSCar desenvolvem tecnologia para exame de sangue

05 de setembro de 2017

Dois pesquisadores do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Filippo Ghiglieno e Patrícia Guedes Braguine, desenvolveram e patentearam um teste diagnóstico portátil que possibilita a análise do sangue de um paciente e a obtenção de seu resultado rápido sem sair de casa, segundo informação da Agência de Inovação da UFSCar.

O dispositivo trabalha com inteligência artificial na detecção de composição e na análise qualitativa das células. Para isso, é necessário inserir uma gota de sangue no sistema IG11 – hardware que capta as informações necessárias para análise remota – e, após alguns minutos, o paciente recebe os resultados pelo número de celular ou através de endereço de e-mail. Trata-se de ferramenta acessória para a realização de exames sanguíneos.

O principal diferencial da tecnologia é a facilidade de não ir até um laboratório de análises para realizar o exame de sangue. Além disso o tempo de espera pelo resultado é inferior, sendo considerado quase imediato. “Em média, um resultado de exame de sangue é entregue uma hora depois ao laboratório que realizou a coleta, e o paciente tem acesso aos dados posteriormente. Com o IG11, é possível fazer um acompanhamento diário, semanal ou mensal, verificando, inclusive, a evolução dos resultados”, afirmou Braguine à Agência de Inovação da UFSCar.

Nos testes realizados até o momento, a tecnologia mostrou efetividade na análise qualitativa e quantitativa dos componentes do sangue e das células presentes dos participantes. Apesar de ainda não estar disponível no mercado para comercialização, os pesquisadores seguem realizando testes com o maior número de pessoas possíveis em parceria com algumas unidades de saúde no Brasil e no exterior. Atualmente, o sistema portátil aguarda a aprovação das agências reguladoras.