Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos lança cluster de saúde e biotecnologia
26 de agosto de 2025O Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT) iniciou a criação de um cluster de saúde e biotecnologia. O anúncio foi feito durante o evento Innovation Week 2005, que aconteceu entre os dias 18 e 21 de agosto.
Com o tema “Espie o futuro”, o encontro reuniu no PIT mais de 6 mil participantes, entre especialistas, representantes de empresas, startups e investidores em debates sobre inteligência artificial, cidades inteligentes, saúde e biotecnologia, economia criativa, sustentabilidade, varejo e empreendedorismo
“O cluster marca o início de uma nova fase para o ecossistema de saúde e biotecnologia do Vale do Paraíba e nasce para integrar empresas, instituições de pesquisa, governo e investidores, impulsionando a inovação, a competitividade e o desenvolvimento de soluções com impacto nacional e global”, disse Ana Abreu, coordenadora de estratégia e inovação do PIT.
“O cluster está alinhado com as metas do município e representa mais do que uma política pública. É uma política de governo que tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social local, reunindo empresas, universidades, o poder público e a sociedade em torno de uma agenda comum”, afirmou Abreu.
O PIT já possui três clusters voltados para setores estratégicos. O primeiro, focado no setor aeroespacial e de defesa, reúne mais de 150 empresas que integram grande parte da cadeia de suprimentos da Embraer, a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo.
Já o cluster Agropolo Vale é direcionado para empresas de base tecnológica que tenham como principal mercado fornecedores, produtores, processadores e logística do agronegócio e tem como empresa-âncora a Agrotools.
E o cluster TICVALE conecta mais de 130 empresas do setor de tecnologia, informação e comunicação da região do Vale do Paraíba,
“A ideia de criar um novo cluster de saúde e biotecnologia no Parque surgiu a partir da constatação de que o número de empresas e parceiros desse setor no nosso ecossistema vem crescendo. Pensamos que precisávamos fornecer para eles ferramentas e soluções específicas para que novos negócios, pesquisas, ideias e parcerias sejam concretizados”, disse Mariana Gomes, gerente de estratégia e inovação do PIT.
“Com base nisso, fizemos um planejamento estratégico participativo no início deste ano para entender quais eram os objetivos estratégicos, como vamos seguir nos próximos anos e onde vamos encontrar mais recursos para apoiar as empresas e parceiros do novo cluster”, contou.
Na avaliação de George Zenha, secretário de saúde de São José dos Campos, o cluster será estratégico para a formulação e implementação de políticas públicas no município.
“Temos aqui na cidade um movimento turístico, impulsionado por outras cidades, cujos habitantes adentram no nosso sistema de saúde atraídos pela qualidade dos serviços que já oferecemos. E agora, com a possibilidade de trazer todos os integrantes desse setor, e com o PIT e a prefeitura impulsionando novos negócios com foco no paciente, temos a certeza de que daremos um novo salto, não só tecnológico, mas na qualidade e no atendimento à saúde em São José dos Campos”, avaliou.
Notícias
Agenda
-
12/03/2025 a 11/12/2025
Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia de Plásticos 2025 -
28/07/2025 a 05/09/2025
Fundamentos de Probabilidade e Estatística para Ciência de Dados -
31/07/2025 a 28/10/2025
Laboratório da Cor e Flexões do Espaço e da Cor -
09/08/2025 a 04/10/2025
Física Moderna para Sala de Aula: Mecânica Quântica e Radiações
Chamadas
-
Chamada conjunta PROASA-FAPESP e ANID (Chile)
Prazo: 01/09 -
Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência e FAPESP 2025
Prazo: 03/09 -
FAPESP e University of Birmingham
Prazo: 05/09 -
FAPESP e Universidad de Salamanca
Prazo: 12/09 -
Estratégias de Manejo, Uso e Conservação das Unidades de Conservação Federais Marinhas do Estado de São Paulo
Prazo: 12/09 -
Seleção Pública - Programa Tecnova III
Prazo: 20/10 -
Chamada de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa em Coleções Biológicas
Prazo: 31/10 -
Cooperação São Paulo-Espanha para Projetos de Pesquisa e Inovação: Segunda Chamada de Propostas 2025-26
Prazo: 31/03/2026 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo -
BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA) - Biotecnologia
Fluxo contínuo