Parceria entre Unifesp e Alpargatas viabiliza produção de calçados sustentáveis

22 de novembro de 2016

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) fechou parceria com a empresa de calçados e artigos esportivos Alpargatas S.A. Trata-se de um convênio para execução de projeto de pesquisa da universidade para incorporação de fibras naturais em calçados produzidos a partir de formulações de elastômeros. A validade do convênio é de dois anos – período que pode ser prorrogado mediante aditivo a ser celebrado pelas partes envolvidas, de acordo com informações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unifesp.

A coordenadora do projeto, Cristiane Reis Martins, explicou que a motivação para o estudo foi o potencial de uso de fibras vegetais como agentes de reforços em compósitos poliméricos – no caso, os elastômeros. Para o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Unifesp), Jair Chagas, “o calçado será concebido com base no eco design, incorporando características culturais brasileiras”.

O projeto contou com a parceria da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp), entidade que administrará os fundos providos pela Alpargatas em razão da pesquisa científica e tecnológica, contratada por meio do convênio.