MackGraphe faz parceria com Bluefields Aceleradora
18 de maio de 2021O Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), apoiado pela FAPESP, firmou um acordo de colaboração com a Bluefields Aceleradora. A sinergia consiste no interesse mútuo em fomentar aplicações de grafeno na indústria brasileira, especialmente recorrendo a startups e programas de inovação. O intuito é alavancar o ecossistema, ainda em fase inicial no Brasil, por meio do uso da nanotecnologia em suas diversas aplicações no mercado.
A Bluefields Aceleradora já está instalada no prédio de pesquisa e inovação do MackGraphe e, juntos, estão ativamente na busca de parceiros pioneiros para projetos como o Acelera Nano (programa de inovação e aceleração de startups baseadas em aplicações do grafeno) e projetos de inovação aberta no modelo tríplice-hélice que visam criar, a partir da estratégia das empresas parceiras e demandas do mercado, startups que resolvam desafios de negócio e sustentabilidade utilizando o grafeno.
O grafeno é um material revolucionário formado por átomos de carbono conhecido por seu grande potencial tecnológico em diferentes áreas. De acordo com o The Graphene Council, o nanomaterial possui aplicações em mais de 40 verticais de mercado. Isso inclui indústrias intensivas em tecnologia, como a automobilística, de eletrônicos, aeroespacial, esportiva, de defesa e construção. Outro benefício é que o grafeno aprimora o número de vezes em que os plásticos podem ser reciclados.
Na saúde, o material pode ser usado para medir a glicose no suor, detectar alergias alimentícias por meio do celular e até ser usado para descobrir novas drogas. Grandes empresas dos setores aeroespacial, automobilístico, eletrônico, de telecomunicações, energia, químico e plástico já têm usado e testado esse nanomaterial como insumo. Muitas dessas empresas também comercializam produtos contendo grafeno.
Outro fator importante é que, conforme as aplicações se desenvolvem em diferentes segmentos de mercado, a oferta desse material ganha incentivo e viabilidade econômica.
A colaboração entre o MackGraphe e a Bluefields Aceleradora avança para um novo ciclo de transição da academia para a indústria. Atualmente, além dos projetos de inovação e startups, as partes também estão colaborando, com a liderança de empreendedores, na criação da Startup Grafeno – uma comunidade digital gratuita para reunir startups com aplicação de grafeno. Além disso, MackGraphe e Bluefields prometem lançar ainda neste semestre um grande mapeamento de startups baseadas em aplicações do grafeno ao redor do mundo.
Notícias
- Estudo abre caminho para o desenvolvimento de redes quânticas avançadas
- Novo centro desenvolverá pesquisas voltadas à redução de emissões e aumento do sequestro de carbono na agricultura
- Nova fase do programa Brasil Mais Competitivo terá R$ 2 bilhões para engajar 200 mil micro, pequenas e médias indústrias
- Nestlé lança programa de relacionamento com universidades
Agenda
-
11 a 13 de dezembro de 2023
Proxima Symposium -
12 de dezembro de 2023
25º Programa de Capacitação em Empreendedorismo de Alta Tecnologia – encerramento -
13 de dezembro de 2023
Grupo de Estudos da História Econômica e Social da Mulher Brasileira -
13 de dezembro de 2023
Inteligência maquínica e modos de vida: pensar as tecnologias entre classes e nações
Chamadas
-
Institut Pasteur de São Paulo
Prazo: 15/12 -
Comunicar Ciência
Prazo: 22/01 -
Belmont Forum Climate, Environment, and Health
Prazo: Jan 2024 -
PIPE Start FAPESP-Sebrae: iniciando a jornada empreendedora de base tecnológica
Prazo: 18/03 -
Centros de Pesquisa em Inteligência Artificial Aplicada à Saúde
Prazo: 18/03 -
Fundação Nacional de Ciência da Suíça
Prazo: 22/03 -
Apoio a pesquisa em citricultura
Prazo: 31/03 -
Expedições Científicas Amazônia+10
Prazo: 29/04 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo