MackGraphe faz parceria com Bluefields Aceleradora
18 de maio de 2021O Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe), apoiado pela FAPESP, firmou um acordo de colaboração com a Bluefields Aceleradora. A sinergia consiste no interesse mútuo em fomentar aplicações de grafeno na indústria brasileira, especialmente recorrendo a startups e programas de inovação. O intuito é alavancar o ecossistema, ainda em fase inicial no Brasil, por meio do uso da nanotecnologia em suas diversas aplicações no mercado.
A Bluefields Aceleradora já está instalada no prédio de pesquisa e inovação do MackGraphe e, juntos, estão ativamente na busca de parceiros pioneiros para projetos como o Acelera Nano (programa de inovação e aceleração de startups baseadas em aplicações do grafeno) e projetos de inovação aberta no modelo tríplice-hélice que visam criar, a partir da estratégia das empresas parceiras e demandas do mercado, startups que resolvam desafios de negócio e sustentabilidade utilizando o grafeno.
O grafeno é um material revolucionário formado por átomos de carbono conhecido por seu grande potencial tecnológico em diferentes áreas. De acordo com o The Graphene Council, o nanomaterial possui aplicações em mais de 40 verticais de mercado. Isso inclui indústrias intensivas em tecnologia, como a automobilística, de eletrônicos, aeroespacial, esportiva, de defesa e construção. Outro benefício é que o grafeno aprimora o número de vezes em que os plásticos podem ser reciclados.
Na saúde, o material pode ser usado para medir a glicose no suor, detectar alergias alimentícias por meio do celular e até ser usado para descobrir novas drogas. Grandes empresas dos setores aeroespacial, automobilístico, eletrônico, de telecomunicações, energia, químico e plástico já têm usado e testado esse nanomaterial como insumo. Muitas dessas empresas também comercializam produtos contendo grafeno.
Outro fator importante é que, conforme as aplicações se desenvolvem em diferentes segmentos de mercado, a oferta desse material ganha incentivo e viabilidade econômica.
A colaboração entre o MackGraphe e a Bluefields Aceleradora avança para um novo ciclo de transição da academia para a indústria. Atualmente, além dos projetos de inovação e startups, as partes também estão colaborando, com a liderança de empreendedores, na criação da Startup Grafeno – uma comunidade digital gratuita para reunir startups com aplicação de grafeno. Além disso, MackGraphe e Bluefields prometem lançar ainda neste semestre um grande mapeamento de startups baseadas em aplicações do grafeno ao redor do mundo.
Notícias
- Pesquisadores do CTS-Cevap desenvolvem novo medicamento para doenças da pele
- Dispositivo pode detectar aditivo proibido em vinho, suco de laranja e água mineral
- Grupo cria mel ‘sabor chocolate’ usando casca da amêndoa do cacau
- 9° Prêmio Nacional de Inovação vai prestigiar empresas beneficiadas pela Lei do Bem
Agenda
Chamadas
-
Ministério Federal de Pesquisa, Tecnologia e Espaço da Alemanha - Bioeconomia
Prazo: 07/11 -
Estratégias de Manejo, Uso e Conservação das Unidades de Conservação Federais Marinhas do Estado de São Paulo
Prazo: 14/11 -
Chamada de Propostas – Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) 2025/2026
Prazo: 15/11 (pré-propostas fase 1) -
Redes FAPESP de Colaboração em Pesquisa em Sistemas Alimentares Saudáveis - Gripe Aviária
Prazo: 28/11 -
Chamada de Propostas FAPESP e Universidade da Guiana
Prazo: 01/12 -
Centros Urbanos - Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais
Prazo: 30/01/2026 -
Cooperação São Paulo-Espanha para Projetos de Pesquisa e Inovação: Segunda Chamada de Propostas 2025-26
Prazo: 31/03/2026 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo -
BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA) - Biotecnologia
Fluxo contínuo