Inova Unicamp licencia tecnologia para tratamento e prevenção da retinopatia diabética

27 de junho de 2017

A Agência de Inovação Inova da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está licenciando, em caráter exclusivo, tecnologia que previne a retinopatia diabética. As empresas interessadas devem encaminhar suas propostas à Agência de Inovação Inova Unicamp até o dia 31 de julho, às 17 horas.  

A tecnologia, intitulada “Composição e formulação farmacêutica para tratamento ocular não invasivo e seus usos”, foi desenvolvida por pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Trata-se de uma alternativa não invasiva para o tratamento da doença, ocasionada por alterações neurais e vasculares na retina, geradas pelo efeito tóxico de altas taxas de glicemia (glicose no soro), de acordo com informações da Agência Inova Unicamp.

A composição e formulação, com patente depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e um pedido de PCT, proteção esta que possibilita a exploração comercial da tecnologia em outros países, tem como um dos pontos positivos o fato de poder ser ministrada nas fases precoces da doença ou como medida de prevenção, uma vez que atua como um neuroprotetor da retina. Com resultados bastante promissores, já foram realizados testes in vivo, em ratos de laboratório experimentalmente diabéticos.

Confira o perfil tecnológico em http://www.inova.unicamp.br/wp-content/uploads/2017/06/908_RETINOPATIA.pdf.

O edital, a minuta da licença, o termo de confidencialidade e os anexos estão disponíveis no endereço http://www.inova.unicamp.br/parcerias/editais/.

No dia 7 de julho, haverá uma apresentação detalhada da tecnologia, somente para empresas interessadas no licenciamento, que devem se inscrever pelo e-mail edital@inova.unicamp.br.

Para outras informações, entrar em contato com a Área de Parcerias da Inova, pelos telefones (19) 3521-4952 / 3521-2607 / 3521-2612 / 3521-5010 ou pelo endereço parcerias@inova.unicamp.br.