Hub de inovação disponibiliza infraestrutura de pesquisa em biotecnologia

16 de fevereiro de 2021

Hub voltado exclusivamente para áreas de biotecnologia e ciências da vida no Brasil, o BiotechTown, em Nova Lima (MG), acaba de investir em duas novas frentes para facilitar e estimular a demanda crescente de startups, empresas de todos os portes e investidores. Trata-se do Open Lab e do CMO (Contract Manufacturing Organization) – estruturas que visam atender demandas de laboratório em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e de serviços customizados para a fabricação de produtos para a saúde.

O Open Lab possui licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a RDC 11/2012 – regulamento técnico que dispõe sobre o funcionamento de laboratórios analíticos que realizam análises em produtos sujeitos à Vigilância Sanitária e dá outras providências – e foi criado para a utilização de pesquisadores e empresas de todos os portes, de startups a organizações já estabelecidas, tanto nas áreas de saúde, como em ciências da vida, como é o caso dos setores de alimentos, cosméticos, agro e veterinário. São 363 m2 de área total, divididos em quatro laboratórios (inovação tecnológica, microbiologia, cultivo celular e biologia molecular), além de toda a infraestrutura de suporte com área de lavagem, higienização e esterilização de materiais.

Os laboratórios possuem equipamentos de ponta, adequados à elaboração e execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, como a criação de novos testes e ensaios para detecção de doenças, como a COVID-19. O espaço possui ainda ultrafreezers que podem realizar o armazenamento de determinadas vacinas contra o novo coronavírus, que necessitam ser conservadas sob temperaturas muito baixas.

Já o CMO é uma planta produtiva projetada para fabricação de alta performance em escala industrial, ambiente regulado, com padrões estabelecidos de segurança da informação e de propriedade intelectual.