Fiesp, Ciesp, Senai-SP e ABDI lançam programa Rumo à Indústria 4.0

10 de outubro de 2017

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP) e a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançaram o programa Rumo à Indústria 4.0 com o objetivo de difundir o conhecimento sobre o conceito e sua importância para a competitividade, informou a Agência Indusnet Fiesp.

O programa é formado por um conjunto de ações estratégicas para promover a implantação da Indústria 4.0 e a difusão de tecnologias ao longo das cadeias produtivas e para criar oportunidades de desenvolvimento e melhoria da gestão do processo produtivo. Um dos destaques do projeto é o 1º Congresso Brasileiro de Manufatura Avançada, que acontecerá nos dias 5 e 6 de dezembro, no Teatro do Sesi-SP. Além de palestras nacionais e internacionais, o evento terá expositores com apresentação de soluções para a indústria e balcões de atendimento.

O programa Rumo à Indústria 4.0 também irá realizar quatro workshops regionais, entre os meses de outubro e novembro, envolvendo 200 empresas atendidas pelo Programa Brasil Mais Produtivo. Os eventos ocorrerão na Região Metropolitana de São Paulo, Região do Grande ABC, Região de Campinas e Região de Ribeirão Preto. Para dezembro, está previsto um congresso na capital paulista.

De acordo com o diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, a Indústria 4.0 abrange várias tecnologias e soluções que se integram na organização da empresa, desde o chão de fábrica até o administrativo, e também na cadeia de fornecimento. “Alguns exemplos são big data, digitalização, inteligência artificial, internet das coisas, manufatura aditiva, realidade aumentada, robótica, sensores inteligentes e simulações virtuais.”

Segundo Luiz Augusto de Souza Ferreira, presidente da ABDI, os parâmetros da Indústria 4.0 começam a ser implementados no setor industrial, mas chegarão a outras áreas, como serviços, comércio e commodities. “Não é abandonar commodities, mas o Brasil deve aproveitar a oportunidade e entrar na indústria de transformação”, afirmou.

Para mais informações acesse: http://www.fiesp.com.br/noticias/fiesp-ciesp-senai-sp-e-abdi-lancam-programa-rumo-industria-4-0/.