FAPESP busca parceiros para Centro de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada
08 de maio de 2017A FAPESP anunciará, no próximo dia 11 de maio, às 17h50, no estande Manufatura Avançada, na Expomafe 2017 - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, a intenção de celebrar Acordos de Cooperação Científica e Tecnológica com empresas ou consórcio de empresas estabelecidas no Brasil para criar novos Centros de Pesquisa em Engenharia nos temas de Manufatura Avançada.
Centros de Pesquisa em Engenharia são unidades sediadas em universidades e/ou institutos de pesquisa de São Paulo, constituídos em colaboração com empresas, com um programa de pesquisa na fronteira do conhecimento e internacionalmente competitiva, financiado por um período de até 10 anos.
O Centro de Pesquisa em Engenharia: Manufatura Avançada terá como objetivo desenvolver tecnologias que viabilizam não só a otimização de plantas fabris como também a extensão de aplicações integradas em toda a cadeia de valor e ciclo de vida do produto.
As atividades do Centro serão financiadas com recursos da FAPESP, da empresa ou consórcio de empresas e das universidades e institutos participantes. A empresa parceira participará da gestão do Centro de Pesquisa em Engenharia e, junto com a FAPESP, avaliará periodicamente as suas atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a Expomafe 2017 será realizada de 9 a 13 de maio, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.
Durante a Feira, representantes da FAPESP também oferecerão ao público informações sobre as linhas de fomento da Fundação às empresas: o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), o Programa Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e o Programa Centros de Pesquisa em Engenharia.
No dia 12, no auditório do estande Manufatura Avançada, Elson Longo e Ernesto Chaves Pereira, pesquisadores do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, farão palestra, às 12hxx, com o tema “Como agregar valor ao seu produto utilizando conhecimento dos cientistas”.
A Expomafe apresentará os últimos avanços tecnológicos e tendências globais em máquinas-ferramenta, automação industrial, robótica, controle de qualidade, prototipagem e impressão 3D, entre outros, de 400 expositores que representam 630 grandes marcas nacionais e internacionais.
Os visitantes poderão conhecer, por exemplo, no estande Manufatrua Avançada, um demonstrador de instalação dessa natureza, que vai produzir 600 unidades de porta-celulares personalizadas para apresentar, na prática, os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0.
O projeto foi desenvolvido pela Abimaq e Senai-SP, juntamente com o CDMF, 12 empresas realizadoras e patrocinadoras, seis startups, Instituto Mauá de Tecnologia, Centro Universitário FEI, oito empresas que cederam tecnologias complementares para a operação da linha e apoio da Informa Exhibitions.
Para mais informações acesse o site www.expomafe.com.br.
Notícias
Agenda
Chamadas
-
Chamada Confap-Swissnex-FAPESP nexBio Amazônia
Prazo: 14/02 -
FAPESP e University of Illinois: Clima e Sustentabilidade; Saúde Pública e Medicina; Democracia e Inclusão
Prazo: 15/02 -
Praticar Ciência: Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias
Prazo: 16/02 -
Chamada FAPESP e ANP: formação de recursos humanos para indústria
Prazo: 21/02 -
PIPE-FAPESP Fase 3
Prazo: 24/02 -
SPRINT 3/2024
Prazo: 24/02 -
FAPESP e Instituto Jô Clemente
Prazo: 26/02 -
FAPESP-NWO (Países Baixos): Eventos Extremos de Calor e Água
Prazo: 04/03 -
Chamada Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD)
Prazo: 31/03 -
Chamada Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID)
Prazo: 29/04 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo