Empresa com apoio PIPE-FAPESP testará nova ferramenta educacional

23 de fevereiro de 2021

Agência FAPESP – No mesmo dia em que o robô Perseverance da agência espacial norte-americana, a Nasa, pousou na superfície de Marte, a empresa paulista LUCA - Ciência para Educar iniciou os testes de uma nova ferramenta educacional que permite controlar um rover em cenários que simulam o planeta vermelho. Rover ou astromóvel é um veículo de exploração espacial projetado para se mover na superfície de um planeta ou de outro corpo celeste.

A LUCA tem apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). A proposta da empresa é divulgar conteúdos científicos para adultos, jovens e crianças em diferentes estágios de aprendizagem, em temas relacionados à astrobiologia, que estuda a vida no Universo.

A iniciativa selecionou dez estudantes do quinto ao sétimo ano do ensino fundamental para uso da ferramenta, que permitirá aos alunos pilotar de casa um rover, explorando um novo planeta, colhendo amostras e analisando-as.

Com a ferramenta, os participantes terão ainda a oportunidade de escolher quais equipamentos científicos levarão para Marte. Em seguida, eles escolhem o destino e participam de missões em busca de água, amostras geológicas, bioassinaturas, entre outros.

Mais informações em: https://lucaeducar.com.br/rovers/.

.