Emerge Labs busca 16 projetos de base científica
31 de julho de 2018O programa Emerge Labs está em busca de 16 projetos de pesquisa liderados por cientistas, pesquisadores, professores e profissionais de startups. Os selecionados vão integrar um laboratório de inovação, voltado a tirar as ideias do papel e do ambiente acadêmico. A inscrição para a formação pode ser feita até 08 de agosto de 2018.
Coordenado pela Emerge, o Emerge Labs é realizado em parceria com a Fundação Arymax. O objetivo do programa é estruturar os negócios de base científica e alavancar o valor de mercado destes empreendimentos e suas tecnologias, no qual há o desenvolvimento de competências empreendedoras específicas para projetos de base científica, mentoria especializada para estruturação do negócio em torno da tecnologia, além de networking entre esses atores. As áreas em foco são: alimentação, nanotecnologia, saúde e biotecnologia.
O Emerge Labs tem duração de quatro meses e 32 horas de formação presencial, em que os participantes terão acesso a um conteúdo exclusivo e suporte para aprimorar a ideia ou protótipo, levando-os do papel ao mercado. O programa apresenta conceitos, conteúdo e cases nacionais e internacionais de processos de inovação, pesquisa e desenvolvimento, abordando temas relacionados à identificação de oportunidades, colaboração, cadeia de adoção, prototipagem, propriedade intelectual, criação de negócios e articulação de parceiros, clientes e recursos para inovações tecnológicas.
O programa também tem abordagem prática voltada às iniciativas dos participantes, conta com a presença de convidados especiais, dinâmicas e desafios práticos para que jovens avancem em suas ideias rumo ao mercado. Uma rede de cientistas, empreendedores, professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP e advogados especialistas em propriedade intelectual irão dar mentoria aos projetos.
Para a inscrição no Emerge Labs, o candidato deve preencher o EmergeLevel, em que será gerado um relatório gratuito da sua tecnologia, e um questionário com informações pessoais, da equipe e informações finais. O processo seletivo irá avaliar o perfil dos candidatos pela sua criatividade, audácia, habilidades de comunicação e potencial de impacto socioeconômico do projeto.
A seleção de participantes acontecerá no dia 15 de agosto e a divulgação dos selecionados será no dia 16 de agosto. As atividades presenciais acontecerão na FEA-USP. No dia 28 de novembro, às 19 horas, ocorrerá o Demoday para apresentação dos projetos e suas evoluções para investidores e interessados. O evento é aberto ao público.
Mais informações: www.emerge.org.br/labs.
Notícias
Agenda
-
12/03/2025 a 11/12/2025
Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia de Plásticos 2025 -
31/07/2025 a 28/10/2025
Laboratório da Cor e Flexões do Espaço e da Cor -
01/09/2025 a 03/11/2025
Qualificação para Trabalhadores do Setor de Alimentos com Boas Práticas de Manipulação -
03/10/2025 a 27/11/2025
Ciclo de Seminários IA e geração de conhecimento
Chamadas
-
Apoio à Infraestrutura de Pesquisa em Coleções Biológicas
Prazo: 31/10 -
Apoio à Infraestrutura de Pesquisa em Acervos Museológicos, Bibliográficos e Arquivísticos
Prazo: 31/10 -
Estratégias de Manejo, Uso e Conservação das Unidades de Conservação Federais Marinhas do Estado de São Paulo
Prazo: 14/11 -
Chamada de Propostas – Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP) 2025/2026
Prazo: 15/11 (pré-propostas fase 1) -
Redes FAPESP de Colaboração em Pesquisa em Sistemas Alimentares Saudáveis - Gripe Aviária
Prazo: 28/11 -
Chamada de Propostas FAPESP e Universidade da Guiana
Prazo: 01/12 -
Centros Urbanos - Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais
Prazo: 30/01/2026 -
Cooperação São Paulo-Espanha para Projetos de Pesquisa e Inovação: Segunda Chamada de Propostas 2025-26
Prazo: 31/03/2026 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo -
BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA) - Biotecnologia
Fluxo contínuo