Embrapii triplicou o apoio a projetos de inovação em saúde em 2020

05 de janeiro de 2021

Pesquisa para Inovação – A pandemia do coronavírus exigiu respostas imediatas para enfrentar o avanço da doença no país e garantir mais saúde e segurança à população. A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) fomentou 62 ações para combater a COVID-19 no Brasil, destinando recursos para o desenvolvimento de projetos de inovação em parceria com a indústria.

O apoio emergencial permitiu que tecnologias de prevenção e tratamento chegassem ao mercado em tempo hábil, como a entrega de 4.600 respiradores ao Ministério da Saúde, o desenvolvimento de um pulmão artificial para atendimento a casos graves e a criação de um filtro para ar-condicionado que evita a contaminação do ambiente.

Outras estão em testes finais e serão bastante úteis neste momento em que uma nova onda se aproxima, como o desenvolvimento de equipamento inteligente de triagem de pacientes para evitar o contágio na recepção do hospital e o teste diagnóstico que identifica o RNA do vírus. A solução permite saber se a pessoa está infectada desde o momento em que houve exposição ao vírus e se ele continua presente após o isolamento, evitando que o paciente seja um vetor de infecção.

O aumento da demanda por inovação na área de saúde fez triplicar o número de projetos em relação ao ano anterior. Em 2019, foram 20 contratos firmados.

A Embrapii fomenta a inovação por meio de recursos não reembolsáveis e aproxima a indústria nacional de centros de pesquisas – as chamadas Unidades Embrapii – com equipamentos e profissionais habilitados para o desenvolvimento de projetos de PD&I necessários para aumentar a competitividade e produção das empresas. O modelo exige contrapartida financeira da empresa.

A área de saúde acumula o maior número de projetos da Embrapii e responde por 13,6% do total. São 148 projetos que somam R$ 125 milhões em investimentos, sendo 57 já concluídos. Os recursos não reembolsáveis podem ser utilizados tanto no desenvolvimento de produtos e equipamentos voltados para cura, diagnóstico e prevenção de doenças quanto em tecnologias que permitam melhor experiência do usuário, como desenvolvimento de softwares e aplicativos. Também está disponível para a indústria que planeja trazer mais inteligência e inovação ao processo industrial, tornando-o mais eficiente e produtivo.