Ecossistema empreendedor de Ribeirão Preto é mapeado
08 de outubro de 2019Pesquisa para Inovação – O Supera Parque de Inovação e Tecnologia disponibilizou a versão completa do Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Ribeirão Preto.
O estudo apresenta o cenário de startups e principais atores do ecossistema de inovação, como entidades governamentais, veículos de comunicação, instituições de ensino, entre outros. O arquivo para download está disponível no site www.superaparque.com.br.
Segundo o Supera Parque, o objetivo foi identificar os principais atores do ecossistema de inovação da cidade, entender suas contribuições e ações para, posteriormente, fomentar conexões entre eles.
Além das startups, já identificadas na versão preliminar lançada no evento Inova Ribeirão, o mapeamento listou outras entidades que fazem parte do ecossistema.
Para o mapeamento das startups, o estudo levou em consideração informações de agências de fomento, estudos e relatórios, bases abertas e portfólios de incubadoras.
Das 225 startups, 181 foram classificadas de acordo com os seguintes critérios: ter um site ativo, ser de base tecnológica, ter tempo de vida inferior a 10 anos e produto e/ou serviço escalável. Os dados foram registrados e consolidados em uma base de dados, por área de atuação, categorização e análise.
O Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Ribeirão Preto revela a distribuição das áreas de atuação que estão em desenvolvimento. Hoje, Ribeirão Preto conta com 181 startups ativas. Cerca de 30% são da área de Tecnologia da Informação e 25% da Saúde.
A cidade, que se destaca como ambiente propício para o desenvolvimento de negócios de base tecnológica, conta com mais de 50 programas de pós-graduação, é sede da Universidade de São Paulo, do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, de duas aceleradoras de empresa – o Sevna Startups e a Pluris Aceleradora – e conta ainda com um capítulo do Founder Institute.
O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde de Ribeirão Preto (Fipase), é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.
Ao todo, são 77 empresas instaladas no Parque, sendo: 57 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 12 empreendimentos no Centro de Negócios e 8 na aceleradora Sevna Startups.
Mais informações: www.superaparque.com.br.
Notícias
Agenda
Chamadas
-
Redes FAPESP de Colaboração em Pesquisa em Sistemas Alimentares Saudáveis - Gripe Aviária
Data-limite: 28/11 -
Chamada de Propostas FAPESP e Universidade da Guiana
Data-limite: 01/12 -
Chamada Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) – Ciências Exatas e da Terra e Engenharias
Apresentação de pré-propostas: 05 a 27/01/2026 -
SPRINT 2025
Datas-limite para submissão de propostas: 23/02/2026 -
Centros Urbanos - Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais
Data-limite: 30/01/2026 -
Programa Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD)
Data-limite: 03/03/2026 -
Cooperação São Paulo-Espanha para Projetos de Pesquisa e Inovação: Segunda Chamada de Propostas 2025-26
Prazo: 31/03/2026 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo -
BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA) - Biotecnologia
Fluxo contínuo