CNPq e Ministério da Saúde apoiarão projetos para melhoria do SUS
05 de junho de 2018Edital lançado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científíco e Tecnológico (CNPq) e o Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE) do Ministério da Saúde (MS) apoiará o desenvolvimento de tecnologias inovadoras voltadas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS). A data-limite para submissão das propostas é 13 de julho.
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 15 milhões. O objetivo é apoiar projetos que colaborem com a geração de novas tecnologias em quatro principais áreas: diagnóstico e tratamento, fármacos e medicamentos, medicina regenerativa e organização dos serviços de saúde, no que se refere ao acesso, acolhimento, assistência e gestão para o SUS.
Os projetos deverão abordar uma das seguintes Linhas Temáticas:
- Inovações para a organização dos serviços de saúde. Nesta linha espera-se o desenvolvimento de tecnologias para a melhoria dos serviços de saúde: acesso, acolhimento, assistência e gestão para o SUS;
- Inovações em equipamentos e dispositivos para tratamento e diagnóstico. Nesta linha, as pesquisas devem buscar o desenvolvimento de dispositivos e equipamentos voltados para a saúde que se destinem a prevenção, diagnóstico, tratamento, recuperação e reabilitação;
- Inovações em fármacos e medicamentos. Nesta linha espera-se o desenvolvimento de fármacos, obtidos por processos de síntese química, biológicos e extrativos; além do desenvolvimento de medicamentos sintéticos, novos ou genéricos, e de medicamentos biológicos ou biossimilares que, prioritariamente, visem atender às demandas do SUS;
- Inovações em medicina regenerativa. Espera-se com esta linha o desenvolvimento de tratamentos inovadores com produtos de terapias avançadas (produtos de terapia celular, produtos de engenharia tecidual e produtos de terapia gênica constituídos por ou à base de células).
"Com esta chamada, o Decit e o CNPq esperam selecionar projetos de pesquisa em áreas estratégicas na saúde, induzindo o desenvolvimento de novas tecnologias em áreas inovadoras, contribuindo com a geração de conhecimento para solução de problemas que afetam a nossa saúde", comenta Marcelo Morales, diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq.
"O foco desses investimentos é o desenvolvimento de tecnologias ou soluções inovadoras passíveis de serem escalonadas para o SUS. Pretendemos estimular uma nova cultura de inovação em nossas universidades, que possuem capacidade científica instalada e capital intelectual para responder a estas demandas", diz Camile Giaretta Sachetti, diretora do Decit.
Para outras informações, acesse o link do edital.
Notícias
Agenda
Chamadas
-
Redes FAPESP de Colaboração em Pesquisa em Sistemas Alimentares Saudáveis - Gripe Aviária
Data-limite: 28/11 -
Chamada de Propostas FAPESP e Universidade da Guiana
Data-limite: 01/12 -
Chamada Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) – Ciências Exatas e da Terra e Engenharias
Apresentação de pré-propostas: 05 a 27/01/2026 -
SPRINT 2025
Datas-limite para submissão de propostas: 23/02/2026 -
Centros Urbanos - Programa FAPESP de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais
Data-limite: 30/01/2026 -
Programa Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD)
Data-limite: 03/03/2026 -
Cooperação São Paulo-Espanha para Projetos de Pesquisa e Inovação: Segunda Chamada de Propostas 2025-26
Prazo: 31/03/2026 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo -
BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA) - Biotecnologia
Fluxo contínuo