CESAR pesquisa novos medicamentos com uso de machine learning

19 de maio de 2020

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), um dos maiores centros de inovação do país, lançará o “Computacional Natural and Life Science Research Group” – uma equipe de estudos ligada ao Cesar School, dedicada a propor novos medicamentos baseados no entendimento da evolução genética de organismos por meio de machine learning.

A iniciativa, ainda em fase embrionária, conta com 15 participantes, sendo dois professores, um aluno de mestrado em engenharia de software e nove alunos de graduação do Cesar School, além de um colaborador do Cesar e dois colaboradores externos.

Segundo o coordenador do projeto, professor Erico Teixeira, existe um novo cenário criado pelo aparecimento de superbactérias e novos vírus que demandam ferramentas e conhecimento técnico/teórico que capacite a sociedade a dar respostas eficientes e rápidas frente a doenças, sejam elas novas ou antigas.

“A construção do grupo já estava sendo articulada há algum tempo, mas a chegada do SARS-CoV-2 acabou demonstrando de forma prática a relevância e a urgência da iniciativa,” diz.

Além de estudos para o desenvolvimento de novas moléculas, o grupo trabalhará paralelamente com a aplicação de métodos computacionais no entendimento da terapia de combate ao câncer por feixe de prótons (PCT, do inglês proton cancer therapy), por meio do qual Teixeira conduz estudos em colaboração com pesquisadores da Texas Tech University (TTU), dos Estados Unidos.