Agroideal ajuda a avaliar riscos socioambientais para soja
31 de julho de 2018O Agroideal, sistema de inteligência territorial para a avaliação de riscos socioambientais associados a investimentos para o setor da soja, já está disponível para acesso gratuito e on-line. Trata-se de uma ferramenta baseada em informações econômicas e de produção para apoiar a tomada de decisão sobre o uso e ocupação sustentável do solo, buscando maior desempenho econômico e produtivo aliado a baixos impactos ambientais e sociais.
Criado em 2017, o sistema foi atualizado recentemente e permite acesso a informações espaciais estruturadas, em escala municipal e submunicipal, além de gerar relatórios, mapas, gráficos e planilhas que auxiliam no planejamento territorial da expansão sustentável da soja e intensificação da produção pecuária. Inicialmente, traz dados para a soja e, em breve, para a pecuária, relacionados aos biomas Amazônia e Cerrado, em território brasileiro. No futuro, a plataforma incluirá informações importantes para o setor da soja no bioma Chaco, na Argentina, e para a pecuária no Chaco paraguaio.
A ferramenta possibilita avaliar um plano de negócios considerando os indicadores de oportunidade econômica e de risco socioambiental selecionados para gerar um mapa de exposição ao risco em uma determinada região. Esse mapa apresenta, de forma simples, uma escala de quatro cores que representam regiões ou municípios com alta ou baixa oportunidade econômica e alto ou baixo risco socioambiental. O sistema ainda permite a comparação entre vários cenários de plano de negócio, para assim facilitar uma tomada de decisão com informações completas.
No relatório final produzido a partir de dados do sistema, é possível avaliar os indicadores de maior influência, tanto no eixo de oportunidades econômicas quanto de riscos socioambientais, permitindo que o usuário incorpore essas informações em suas estratégias de desenvolvimento regional para planejar a expansão sobre áreas que já foram desmatadas anteriormente, reduzindo a conversão de áreas naturais e minimizando os impactos ambientais e sociais. O principal objetivo é possibilitar que empresas do setor da soja incorporem compromissos socioambientais no processo de tomada de decisão dos planos de negócio para definir onde expandir ou comprar suas commodities.
Destinada, principalmente, aos agentes setoriais, pesquisadores e gestores, a plataforma também passa a contar com os primeiros resultados da Embrapa sobre a atual produtividade relativa da soja no bioma Cerrado.
Para mais informações acesse https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/35761104/sistema-agroideal-ajuda-a-avaliar-riscos-socioambientais-para-soja?link=agencia.
Notícias
Agenda
-
12/03/2025 a 11/12/2025
Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia de Plásticos 2025 -
16/07/2025 a 27/08/2025
Como a Tecnologia Pode nos Ajudar a Nos Comunicarmos sobre Temas Sensíveis? -
28/07/2025 a 05/09/2025
Fundamentos de Probabilidade e Estatística para Ciência de Dados -
31/07/2025 a 28/10/2025
Laboratório da Cor e Flexões do Espaço e da Cor
Chamadas
-
FAPESP e Ohio State University
Prazo: 25/08 -
Chamada conjunta PROASA-FAPESP e ANID (Chile)
Prazo: 01/09 -
Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência e FAPESP 2025
Prazo: 03/09 -
FAPESP e University of Birmingham
Prazo: 05/09 -
FAPESP e Universidad de Salamanca
Prazo: 12/09 -
Estratégias de Manejo, Uso e Conservação das Unidades de Conservação Federais Marinhas do Estado de São Paulo
Prazo: 12/09 -
Cooperação São Paulo-Espanha para Projetos de Pesquisa e Inovação: Segunda Chamada de Propostas 2025-26
Prazo: 31/03/2026 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo -
BBSRC Pump-Priming Award (FAPPA) - Biotecnologia
Fluxo contínuo