Agência de Inovação da UFSCar licencia dispositivo para detecção do greening

27 de junho de 2017

A Agência de Inovação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou o primeiro licenciamento de patente de invenção deste ano em março de 2017. O contrato, que visou a comercialização da tecnologia "Dispositivo para detecção de greening na citricultura", foi estabelecido com a Fhocus Optical Solutions, empresa de São Carlos que utiliza tecnologia de ponta para o mercado de lentes ópticas.

A tecnologia licenciada busca auxiliar o trabalho de identificação de pés de laranja contaminados com o greening (huanglongbing/HLB), doença que ataca a planta e impede que a seiva chegue às extremidades, tendo como principal sintoma o mosqueamento das folhas.

Intitulado "Dispositivo de ajuda perceptiva na atividade de inspeção visual de HLB Greening da citricultura", o invento desenvolvido em conjunto pela UFSCar e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) consiste em um filtro incorporado às lentes de óculos que cria um efeito visual intensificando o contraste entre as cores características da doença nas folhas.

A tecnologia considera que as técnicas ópticas atualmente utilizadas em campo visam o diagnóstico da doença, o que só pode ser feito quando o operador está com a folha na mão, ou seja, quando já foi determinado que o pé tem possibilidade de estar contaminado.

Segundo o diretor de Marketing da Fhocus, Clédio Romero Rodriguez, os óculos serão 100% produzidos pela empresa com os parâmetros do estudo desenvolvido pela UFSCar e Embrapa, tornando a tecnologia exclusiva no mercado nacional.

Para o diretor da Agência de Inovação da UFSCar, Roberto Ferrari Júnior, a comercialização das tecnologias desenvolvidas na universidade é uma das principais formas de se levar o conhecimento gerado na academia para a sociedade, promovendo o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.