Apoiada pelo PIPE-FAPESP, MatchIT foi selecionada para receber investimento da Anjos do Brasil para acelerar a transformação digital nas empresas (imagem:Pixabay)

Startup que une fornecedores com quem procura serviços de TI recebe aporte de investidores-anjo

23 de agosto de 2022

Pesquisa para Inovação * – A MatchIT, um ambiente on-line que funciona como um intermediário entre compradores e fornecedores (marketplace B2B), indicando os três melhores provedores de serviços de TI (tech sellers) para demandas específicas de gestores de tecnologia (CTOs) e líderes de inovação digital (tech buyers) de empresas, acaba de receber um aporte de investidores da Anjos do Brasil.

Além do investimento-anjo, cujo valor não é revelado, a MatchIT também é apoiada pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE-FAPESP).

Incubada no Parque Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2021, o objetivo da startup é acelerar a transformação digital entre líderes de tecnologia em grandes empresas e fornecedores de serviços de TI. Para isso, a empresa desenvolveu uma plataforma B2B que, por meio de algoritmos e inteligência de dados, automatiza conexões para a geração de melhores negócios entre os dois lados do balcão.

O match entre a necessidade específica de quem precisa de uma equipe externa especializada para seu projeto traz a indicação de três provedores de serviços, considerando os principais requisitos em diferentes perfis de projetos de TI.

A MatchIT tem como ativo a experiência de mais de 15 anos dos seus sócios em apoiar empresas em diferentes indústrias do Brasil e da América Latina em sua trajetória de transformação digital e cultural. A startup oferece, ainda, inteligência de mercado para fabricantes de TI e seus canais de venda, incluindo analytics com a comparação dos vendedores na plataforma e perfil das demandas do mercado.

De acordo com Rose Ramos, fundadora e CEO da MatchIT, o investimento-anjo será essencial para apoiar a evolução da empresa em sua fase de tração, com alocação prioritária nas áreas de produto – para melhoria na usabilidade da plataforma e lançamento de novas funcionalidades –, evolução do algoritmo (com práticas de machine learning em parceria com a Academia, via Unicamp) e crescimento da base de usuários – com ações de marketing e vendas.

“Além do capital, o apoio dos investidores, contribuindo com networking e conhecimento de mercado, será essencial para potencializar esses resultados”, avalia.

Redes de investimento-anjo

A Anjos do Brasil, uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2011, tem o objetivo de fomentar o investimento-anjo e apoiar o empreendedorismo de inovação no país por meio do aporte de recursos da UniAngels, FEA Angels e de investidores particulares.

Participam da rede da Anjos do Brasil mais de 520 investidores em 18 Estados que já investiram em mais de 160 startups por meio das conexões geradas pela rede.

A entidade mantém parcerias com redes nacionais de investimento-anjo e internacionais, como a GBAN e WBAF – comunidades globais de redes de investimento-anjo, que têm como objetivo fundamental a colaboração e investimento entre investidores-anjo de diversos países, além de trazer conhecimento e engajamento sobre o papel fundamental de investidores-anjo no crescimento de startups.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da MatchIT.