Sebrae for Startups abre inscrições para segunda edição do Speed Agro

02 de setembro de 2025

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Speed Agro, uma iniciativa do Sebrae for Startups voltada para o aprimoramento e expansão comercial de agtechs. O programa, que ocorrerá entre outubro de 2025 e maio de 2026, visa consolidar a estratégia de startups do setor, lapidar seus modelos de negócio e produtos e fortalecer sua inserção no mercado por meio de uma vasta rede de conexões e oportunidades.

O lançamento do programa foi feito durante o evento Innovation Week 2025, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de agosto no Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT).

A Fase 1 do Speed Agro tem como objetivo principal fortalecer a estratégia das startups, refinando seu modelo de negócio, produto e estrutura de vendas. Paralelamente, o programa é projetado para impulsionar a expansão comercial dessas empresas, organizando rodadas de negócios, visitas técnicas estratégicas e ações de networking intensivas com o ecossistema do agronegócio do Estado de São Paulo. A meta é aproximar as agtechs das principais empresas e instituições do setor, criando um ambiente fértil para parcerias e crescimento.

Para participar, as startups interessadas devem possuir CNPJ no Estado de São Paulo, apresentar um modelo de negócio consolidado e um produto já validado, pronto para escalar vendas. É mandatório que a empresa atue no setor do agronegócio, demonstre um faturamento médio de R$ 5 mil por mês nos últimos seis meses e tenha um de seus fundadores atuando em tempo integral com pelo menos mais um sócio ou equipe com habilidades complementares. Além disso, o produto ou serviço oferecido deve ser o principal da startup, não sendo permitido o formato de spin-off.

As startups selecionadas terão acesso a encontros em cinco cidades-chave do corredor do agronegócio paulista – Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, São José dos Campos e Piracicaba – e a uma rede de mais de 60 parceiros. Outras vantagens incluem um portfólio ampliado de feiras com exposição gratuita e exclusiva, prioridade de acesso ao Speed Fase 2 - Growth (que disponibiliza até dois agentes comerciais pagos pelo Sebrae), preparação para captação de investimentos e acesso ao Farmlab, um ambiente de testes nas fazendas da Agnest em Campinas. O acompanhamento individualizado, conteúdos temáticos de mercado, acesso à rede de mentores e a 150 agentes locais de inovação (ALI Rural) que atendem cerca de 2 mil produtores rurais complementam a oferta, fortalecendo a comunidade Speed Agro.

O programa é dividido em duas fases. A Speed Fase 1, com duração de sete meses, inicia com um diagnóstico para entender os desafios e alinhar objetivos, seguido por dez horas de mentoria individual on-line por startup e oito workshops temáticos. A Speed Fase 2, de dez meses, foca na estruturação da máquina de vendas e na disponibilização de recursos comerciais. Esta fase é exclusiva para startups que concluíram a Fase 1 e atenderam a critérios específicos de faturamento e estruturação comercial. Os conteúdos abrangem revisão de ICP e BMC, marketing e canais de vendas, vendas complexas, CS e retenção de clientes, governança corporativa e caminhos para o exit.

As inscrições para o Speed Agro Fase 1 se encerram em 14 de setembro. A divulgação dos selecionados para a banca de avaliação ocorrerá no dia 16, com as bancas acontecendo nos dias 17 e 18. Os resultados finais serão anunciados em 19 de setembro, e o kick-off presencial está marcado para 8 de outubro em Campinas. O programa incluirá visitas técnicas a importantes feiras e polos tecnológicos.

No ciclo anterior, as aceleradas do Speed Agro registraram resultados notáveis, com 20% de aumento de faturamento, 17% de aumento no número de clientes e 9% de evolução no nível de maturidade dos negócios. Além disso, tiveram acesso a mais de 15 feiras de negócios, totalizando mais de R$ 10 milhões em negócios fechados durante esses eventos.

As inscrições devem ser feitas pelo site https://sebraeforstartups.sebraesp.com.br/startups/speed/.