Unicamp bate recorde de patentes concedidas pelo INPI
07 de maio de 2019A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerrou 2018 com o número recorde de 71 patentes concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), de acordo com a Agência Inova Unicamp.
Entre as patentes concedidas em 2018 está um processo para criação de um sensor biodegradável que detecta rapidamente alimentos impróprios para o consumo, desenvolvido sob responsabilidade da professora Telma Franco, da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp. O consumo de alimentos estragados é um problema ainda comum por todo o mundo, principalmente em regiões com altas temperaturas, motivo pelo qual a tecnologia colabora para a garantia de qualidade na indústria de alimentos e para a população em geral, já que o processo permite a fabricação de um sensor portátil e de baixo custo totalmente biodegradável e de fácil uso.
Apesar de existirem outros sensores industriais que avaliam a variação de acidez e concentração de oxigênio para verificar o frescor dos alimentos, eles não são tão ágeis quanto o processo desenvolvido pela docente da FEQ, que em aproximadamente 30 segundos confere o frescor do alimento ao detectar o componente sulfeto de hidrogênio (H2S), presente em alimentos estragados.
Outra patente das 71 que foram concedidas em 2018 está no campo da difusão sonora, desenvolvida pelo professor José Augusto Mannis, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. Trata-se de um conhecimento geométrico que pode ser usado na arquitetura e construção civil, oferecendo conforto ambiental com controle de ruídos. A estrutura proposta também permite a difusão sonora, desejada em ambientes de escuta técnica e de prática musical para que haja uma mistura homogênea dos sons para que os músicos toquem juntos e afinados e também para fruição musical harmônica para os ouvintes.
Em 2018, a Unicamp também manteve sua média no quesito de pedidos de patentes, sendo que foram 72 patentes depositadas no ano pela Unicamp e que serão analisadas pelo INPI, refletindo o trabalho de disseminação da cultura de proteção intelectual na universidade, conforme explica a gerente de PI da Inova Unicamp.
Os dados constam do Relatório de Atividades 2018 da Agência, disponível on-line em https://www.inova.unicamp.br/relatorio-de-atividades/.
Para mais informações acesse: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2019/04/26/unicamp-bateu-seu-recorde-de-patentes-concedidas-pelo-inpi-em-2018.
Notícias
Agenda
Chamadas
-
FAPESP PITE – Grandes Projetos
Prazo: 10/02 -
FAPESP e University of Illinois: Clima e Sustentabilidade; Saúde Pública e Medicina; Democracia e Inclusão
Prazo: 15/02 -
Praticar Ciência: Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias
Prazo: 16/02 -
Chamada FAPESP e ANP: formação de recursos humanos para indústria
Prazo: 21/02 -
PIPE-FAPESP Fase 3
Prazo: 24/02 -
SPRINT 3/2024
Prazo: 24/02 -
FAPESP e Instituto Jô Clemente
Prazo: 26/02 -
FAPESP-NWO (Países Baixos): Eventos Extremos de Calor e Água
Prazo: 04/03 -
Chamada Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD)
Prazo: 31/03 -
Chamada Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID)
Prazo: 29/04 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo