Unicamp atinge maior número de licenças vigentes em 20 anos
13 de abril de 2021A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerrou o ano de 2020 com 48 novos contratos de licenciamento para exploração de propriedade intelectual assinados com empresas, atingindo a marca de 170 licenças vigentes. O número é o maior registrado pela universidade desde 2001, quando o levantamento começou.
As informações estão no Relatório Anual 2020 divulgado pela Agência de Inovação Inova Unicamp.
Os contratos de transferência e de licenciamento de tecnologia firmados no ano passado geraram ganhos econômicos de R$ 1,9 milhão, incluindo royalties. O valor é superior ao registrado em 2019, de R$ 1,6 milhão, e o segundo maior da série histórica, ficando abaixo apenas do ano de 2015.
Das oito patentes licenciadas pela Inova Unicamp, quatro são oriundas de pesquisas apoiadas pela FAPESP.
A Inova Unicamp também licenciou dois softwares que apresentam grande impacto social. Um deles é o CranFlow, um software que promove o registro, a gestão e acompanha o fluxo de anomalias craniofaciais. O desenvolvimento do software também contou com o apoio da FAPESP.
Entre as outras tecnologias licenciadas está o software GETS (Gerenciamento de Tecnologia para Saúde), que gera inventários padronizados de equipamentos médico-hospitalares, trazendo impactos positivos para a qualidade de atendimento, produtividade e gestão do patrimônio de hospitais e centros de saúde. Por meio de duas grandes parcerias, o GETS foi licenciado de uma só vez e sem custos para 33 hospitais federais e duas empresas públicas de saúde.
Em termos de proteção da propriedade intelectual, a Unicamp também superou a série histórica, recebendo a concessão de 106 novas patentes, sendo 101 delas no Brasil. O número representa um aumento de 42% em relação a 2018, segundo melhor ano em depósitos concedidos. Ao longo de 2020 outras 64 patentes foram depositadas e mais 110 comunicações de invenções foram recebidas pela Agência de Inovação. Com isso, a Unicamp passou a possuir um portfólio de 1.212 patentes.
Notícias
- Especialistas debatem soluções para diferentes setores no primeiro encontro do Distrito de Inovação
- Fiesp e Cietec lançam chamada para startups com soluções para desafios das indústrias
- Brain4care conquista primeiro lugar no Prêmio Deep Tech Ano 2024
- FAPESP seleciona empresas apoiadas pelo PIPE para participar de simpósio na Alemanha
Agenda
Chamadas
-
Chamada FAPESP PITE – Grandes Projetos
Prazo: 10/02/2025 -
Praticar Ciência
Prazo: 16/02 -
Chamada PIPE-FAPESP Fase 3
Prazo: 24/02 -
FAPESP-NWO (Países Baixos): Eventos Extremos de Calor e Água
Prazo: 04/03 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo