Tecnologia desenvolvida na Unicamp é vencedora do Prêmio Tecnologias de Impacto
28 de novembro de 2017Um sistema voltado para monitoramento e controle de insetos e pragas agrícolas, desenvolvido na Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi um dos vencedores do Prêmio Tecnologias de Impacto, iniciativa da Qualcomm, com foco em novas soluções wireless e internet das coisas (IoT). A menção honrosa foi para uma tecnologia desenvolvida na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e que atende ao conceito de Cidades Inteligentes.
O sistema desenvolvido na Feagri funciona por meio da implantação de aparelhos inteligentes no campo, capazes de atrair as espécies. Com o uso da inteligência artificial, as espécies atraídas são classificadas. Depois disso, os dados coletados no campo são enviados para a nuvem a partir da utilização de conceitos de IoT.
As informações coletadas são armazenadas e ficam disponíveis ao usuário por um aplicativo. “Com o uso de sensores microclimáticos embarcados no equipamento coletando dados climáticos e cruzando com o comportamento das espécies, a solução é capaz de predizer a ocorrência de novos focos de infestações”, afirmou Andrei Grespan, estudante da Feagri e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema, à Agência Inova Unicamp. O trabalho foi desenvolvido com a orientação do professor Angel Potin Garcia, com o apoio dos alunos Fabricio Theodoro Soares e Hugo Rafacho Fernandes.
O dispositivo desenvolvido pela FEEC se integra aos pontos de iluminação pública e é capaz de identificar defeitos na lâmpada, monitorar seu tempo de uso e atuar no sistema de iluminação, acendendo e apagando as lâmpadas. A tecnologia esteve também na Software Experience 2017 e foi uma das vencedoras do Desafio Smart Campus, iniciativa da Prefeitura da Unicamp e da FEEC com o intuito de tornar o ambiente universitário mais amigável e agradável.
O sistema permite que cada ponto da rede seja um ativo cadastrado com sua localização geográfica bem definida, possibilitando o monitoramento de falhas e simplificando o trabalho dos responsáveis pela manutenção da rede de iluminação. O sistema é capaz de proporcionar relatórios de funcionamento e fornecer dados em tempo real, bem como a atuação programada, e foi desenvolvido por Paulo Denis Garcez da Luz, Mauricio Martins Donatti, Lucas Amorim Salvador Astini, André Felipe Suzano Massa e Sírius Roberto da Costa Gomes.
Os responsáveis pelas 10 tecnologias vencedoras ganharão uma semana no programa Imersão em Ecossistemas de Inovação, além de visitar laboratórios e centros de pesquisa e inovação na Califórnia, nos Estados Unidos.
Para mais informações acesse http://www.inova.unicamp.br/noticia/tecnologia-desenvolvida-na-unicamp-e-vencedora-do-premio-tecnologias-de-impacto/.
Notícias
Agenda
Chamadas
-
Chamada Confap-Swissnex-FAPESP nexBio Amazônia
Prazo: 14/02 -
FAPESP e University of Illinois: Clima e Sustentabilidade; Saúde Pública e Medicina; Democracia e Inclusão
Prazo: 15/02 -
Praticar Ciência: Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias
Prazo: 16/02 -
Chamada FAPESP e ANP: formação de recursos humanos para indústria
Prazo: 21/02 -
PIPE-FAPESP Fase 3
Prazo: 24/02 -
SPRINT 3/2024
Prazo: 24/02 -
FAPESP e Instituto Jô Clemente
Prazo: 26/02 -
FAPESP-NWO (Países Baixos): Eventos Extremos de Calor e Água
Prazo: 04/03 -
Chamada Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD)
Prazo: 31/03 -
Chamada Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID)
Prazo: 29/04 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo