Equinor busca soluções que podem transformar o setor de energia

12 de agosto de 2025

A Equinor lançou a terceira edição da iniciativa de inovação aberta Bridge.

Nas últimas duas edições, dez startups já se conectaram com a companhia em uma jornada de transformação e colaboração.

Nesta rodada, a Equinor está em busca de soluções inovadoras para novos desafios reais de suas áreas de negócios. Um deles é para o desenvolvimento de cases à prova de explosão para dispositivos móveis iOS (Iphone e Ipad), utilizados em ambientes offshore Zona 1 com risco de explosão (EX), em linha com os requisitos da portaria Inmetro nº 115/2022. As soluções devem ter sua fabricação no Brasil, para reduzir custos de aquisição e o lead time de entrega.

A proposta deve garantir a proteção ideal dos dispositivos móveis, enquanto mantém sua funcionalidade original e também sua ergonomia, tendo em vista que os dispositivos móveis são utilizados pelos colaboradores durante sua jornada de trabalho diária. O objetivo principal do desafio é viabilizar o uso seguro desses dispositivos em atmosferas explosivas, permitindo ganho de eficiência com a digitalização de processos, como inspeções, acesso a permissões de trabalho e report de atividades.

O segundo desafio visa explorar soluções inovadoras baseadas em manufatura aditiva (AM) para ampliar a disponibilidade de peças de reposição, reduzindo o lead time e diminuindo os custos de logística e importação. A empresa busca tecnologias de modelagem e impressão 3D que permitam a impressão de peças de equipamentos sob demanda, garantindo desempenho equivalente ou superior ao das peças convencionais.

Ao final do processo, poderão ser necessárias a realização de testes e a emissão de certificados da peça. É possível a proposição da utilização de novos materiais e alteração de design para as peças selecionadas, desde que garantida a funcionalidade e a longevidade das mesmas em comparação com a peça original.

As inscrições devem ser feitas pelo site Bridge - Onda 3 - equinor.com.br.