Startups de impacto socioambiental têm a oportunidade de receber aceleração on-line

12 de maio de 2020

Segundo dados do 2º Mapa de Negócios de Impacto, estudo que acompanha a evolução dos negócios de impacto socioambiental no Brasil, o país conta hoje com 1.002 soluções voltadas para essa área. Para ajudar no fomento ao ecossistema, o InovAtiva de Impacto vai selecionar 40 empresas inovadoras, de base tecnológica, com potencial para gerar lucro e, ao mesmo tempo, resolver problemas sociais e/ou ambientais, para participar do Ciclo 2020 de Aceleração. O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A escolha dessas soluções será realizada por uma rede de avaliadores qualificados para analisar os projetos submetidos com base em quatro critérios: grau de inovação, potencial de mercado, maturidade da solução e equipe e tese de mudança. No dia 22 de junho serão anunciadas, no site do programa, as startups que receberão, durante seis meses, gratuitamente e de forma totalmente on-line, cursos de capacitação, mentorias individuais e coletivas, além de treinamento de simulação de pitch (apresentação a investidores).

Ao final do ciclo, conforme seu desenvolvimento durante o programa, 20 startups serão convidadas a participar do InovAtiva Experience, evento de conexão com organizações e empresas voltadas para impacto, em que se apresentarão para uma banca de investidores e representantes de aceleradoras e de outras instituições ligadas ao tema.

As inscrições para o Ciclo 2020 de Aceleração do InovAtiva de Impacto deverão ser realizadas até 1º de junho no site www.inovativabrasil.com.br/ciclo2020-impacto. Para participar, as startups precisam estar formalizadas como empresas, possuir base tecnológica ou um modelo de negócios inovador, ter como missão gerar impacto social ou ambiental positivo e contar com alto potencial de escalabilidade.