Startup pretende melhorar a tomada de decisão em atletas
08 de outubro de 2019Elton Alisson | Pesquisa para Inovação – A capacidade de atletas ao tomar as melhores decisões em um curto espaço de tempo é um fator decisivo para ganharem uma competição, afirma Caio Margarido Moreira, doutor em comportamento e cognição pela Universidade de Göttingen, na Alemanha.
A fim de tentar melhorar essa habilidade em esportistas, de modo a tomarem as decisões mais acertadas com maior rapidez, o pesquisador se associou a outro neurocientista e a um psicólogo e desenvolveram, por meio de um projeto apoiado pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP, métodos computacionais interativos para avaliar e treinar o desempenho cognitivo.
Os sistemas desenvolvidos pela startup fundada pelos pesquisadores – a Sensorial Sports, incubada no Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, a Supera –, foram aplicados em atletas de clubes de futebol, como o Palmeiras.
“Usamos a neurociências e a tecnologia para desenvolver e melhorar o desempenho cognitivo de atletas. Partimos do pressuposto de que atletas cuja capacidade cognitiva é monitorada e treinada ficam mais precisos e velozes e erram menos”, disse Moreira.
De acordo com o pesquisador, enquanto uma pessoa comum toma, em média, entre duas a três mil decisões durante um dia inteiro, um jogador de futebol, por exemplo, tem que tomar cerca de seis mil durante os 90 minutos de uma partida.
Dessa forma, a falta de concentração e decisões erradas podem limitar o desempenho de um atleta em uma competição, avaliou.
“Ao observarmos o esporte hoje percebemos que o desempenho físico dos atletas está cada vez mais equiparado. São as milhares de decisões que eles tomam em uma arena esportiva que definem se sairão vitoriosos ou não” afirmou Moreira.
O sistema computacional desenvolvido pela empresa, que integra o Centro de Inovação Global em Esportes da Microsoft, avalia o tempo de reação, uso da visão periférica, o nível de atenção, o controle da impulsividade e a agilidade na tomada de decisões a diferentes estímulos visuais, de um ou até 12 esportistas simultaneamente. A sequência de estímulos pode ser visualizada por meio de uma tela de computador, televisão ou projetor, além de um óculos de realidade virtual.
O desempenho do esportista avaliado é comparado com o de atletas profissionais e amadores, de diversas modalidades esportivas e em diferentes fases de desenvolvimento, que já realizaram os testes e cujas avaliações integram o banco de dados da empresa.
Com base no perfil cognitivo do atleta avaliado são determinadas as principais potencialidades e uma meta de melhoria.
Por meio de um sistema de realidade virtual também desenvolvido pela empresa, chamado NeuroSports Arena, é possível treinar habilidades como concentração, velocidade de reação, tomada de decisão e percepção de movimentação, de modo que o atleta atinja a meta determinada.
“Estamos desenvolvendo um outro tipo de treinamento, em que um treinador pode montar uma sequência de estímulos por meio de um telefone celular, associar cada estímulo a uma ação desejada e treinar capacidades cognitivas, físicas e técnicas de forma integrada durante o aquecimento ou o treinamento”, disse Moreira.
“Também estamos desenvolvendo um treinamento cognitivo em que o atleta é apresentado a uma série de tarefas que treinam e ativam o cérebro para uma competição em uma tela sensível ao toque”, afirmou.
Avaliações em atletas
Os sistemas foram avaliados em um grupo de jogadores de futebol da categoria sub-17 do Palmeiras e nas categorias sub-15 e sub-19 de voleibol feminino do Grêmio Recreativo Barueri.
Os resultados das análises indicaram que, após cinco semanas de treinamento, os jogadores de futebol tiveram um aumento de 14% no nível de atenção e de 20% no número de ações ofensivas, em comparação a outros grupos que não utilizaram o sistema.
Já as jogadoras de voleibol tiveram um aumento de 10% no nível de atenção e de 13% no tempo de reação, também em comparação com atletas da mesma categoria que não utilizaram o sistema.
“Também constatamos que, quanto mais as atletas de vôlei melhoraram na reavaliação do treinamento cognitivo, melhor também foi o desempenho delas em quadra”, disse Moreira.
A empresa já fez mais de 900 avaliações de atletas, em 22 modalidades esportivas. Agora, os pesquisadores estão avaliando os melhores atletas do país em categorias como o tênis.
“A possibilidade de podermos avaliar o desempenho cognitivo de atletas de alto desempenho antes e depois de uma competição permitirá criarmos novas soluções tecnológicas”, disse Moreira.
A meta dos pesquisadores é oferecer o sistema para outros mercados, como o de fitness, além de setores, como o industrial, de investimentos e de saúde, nos quais a tomada de decisão também é um fator crítico.
Sensorial Sports
http://sensorialsports.com
contato@sensorialsports.com
(16) 98859-0950
Notícias
Agenda
-
06/09/2024 a 22/11/2024
32º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP -
13 de novembro de 2024
Seminário Internacional IJURR Urban Projects, Policies and Inequalities -
13 de novembro de 2024
Planos de Manejo dos Parques Naturais Municipais da Zona Sul -
14 a 16 de novembro de 2024
MARLIM EXP
Chamadas
-
Belmont Forum Collaborative Research Action: Driving Urban Transitions
Prazo: 14/11 -
Centro de Pesquisa em Engenharia Claro-FAPESP em 5G e IA Generativa
Prazo: 18/11 -
Chamada FAPESP/M-ERA.NET (Ciência dos Materiais e Engenharia)
Prazo: 18/11 -
FAPESP e Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha: Bioeconomia
Prazo: 25/11 -
Primeira chamada do Programa FAPESP para o Atlântico Sul e Antártica (PROASA)
Prazo: 25/11 -
FAPESP - Belmont Forum: Florestas Tropicais
Prazo: 26/11 -
Chamada FAPESP PITE – Grandes Projetos
Prazo: 10/02 -
THI (Alemanha) Seed Fund
Prazo: 16/02 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo