Startup apoiada pelo PIPE-FAPESP conquista prêmio mundial de inovação e design

07 de maio de 2024

A startup brasileira Treevia conquistou o iF Design Award. O prêmio, concedido desde 1954, é reconhecido como um dos mais importantes em design e, em 2024, recebeu mais de 11 mil inscrições de mais de 72 países. Neste ano entre as empresas premiadas estão Apple, Samsung, HP e Sony, entre outras.

A Treevia recebeu o prêmio pelo desenvolvimento da segunda versão do sensor IoT SmartForest, um dendrômetro digital que permite quantificar o crescimento e o carbono florestal remotamente.

O sensor SmartForest 2.0 é fixado em árvores estatisticamente selecionadas e coleta, além do crescimento florestal, variáveis ambientais como umidade e temperatura. Todos os dados são conectados a um sistema on-line de modo a permitir que gestores florestais possam monitorar o crescimento diário da floresta, entendendo os efeitos das mudanças climáticas e reajustando dinamicamente a expectativa do crescimento futuro da floresta.

Fundada em 2016 por três engenheiros florestais – Esthevan Gasparoto, Emily Shinzato e Maycow Berbert –, a Treevia está sediada em São José dos Campos, no interior de São Paulo, e atua em todo o território nacional, auxiliando na gestão e no monitoramento florestal de mais de 200 mil hectares de florestas. Entre as empresas que já utilizam a tecnologia no Brasil estão Eldorado, Veracel e CMPC.