Programa irá acelerar inovações de base biológica ou biotecnológica

27 de outubro de 2020

A 100 Open Startups, o Connect Bogotá e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se uniram para lançar o programa Bio-B. Com foco na aceleração de bionegócios, o programa conectará startups e cientistas do Brasil a empresas na Colômbia, com o objetivo de fechar negócios que permitam escala industrial e/ou comercial.

Foram lançados 15 desafios de grandes empresas internacionais, com inscrições abertas até o dia 2 de novembro para pesquisadores e empresários com soluções de base biológica ou biotecnológica.

O Bio-B é um dos primeiros programas de inovação aberta com recursos disponíveis para a realização de testes, validações e/ou escalonamento de soluções e tem como objetivo impulsionar a economia do país, por meio de um modelo de transferência de tecnologia motivado pelas necessidades das empresas e do mercado. Em uma plataforma de inovação aberta, o programa foi desenhado para transformar o conhecimento das ciências da vida em novos produtos ou serviços que respondam às atuais premissas de negócios e aos objetivos de desenvolvimento mundial: ser sustentável, ecoeficiente e competitivo.

Os desafios selecionados estão relacionados com a valorização da biomassa e química verde, uso sustentável da biodiversidade e bioinformática, e foram propostos por grandes empresas baseadas na Colômbia, como Agromil, Almacafé - Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia, Dreembio, Esenttia, Nalsani - Totto, Hospital Universitario San Ignacio, Levapan, Nestlé, SCP Alimentation Animal Ecológica, Textiles Lafayette, Vhera Lucci e duas outras empresas do setor alimentício e bebidas.

As soluções selecionadas poderão se beneficiar de um portfólio de serviços de aceleração e fortalecimento de até US$ 20 mil, representados em apoio especializado e financiamento de serviço de validação. Além disso, poderão obter visibilidade e reconhecimento relacionados aos índices de produção acadêmica e capacidade de gerar transferências aplicadas ao setor real.

A chamada estará aberta até 2 de novembro de 2020 e é dirigida a grupos de pesquisa, centros de pesquisa e startups interessadas em propor soluções que gerem inovações em processos, novos produtos ou serviços, gerando, assim, maior competitividade empresarial na Colômbia. Para mais informações, acesse www.biob.la.