Programa colaborativo de inovação da AkzoNobel atrai 135 startups

21 de julho de 2020

Em sua primeira edição regional, o “Paint the future – Startup Challenge Brazil” fechou a fase de inscrições com 135 soluções cadastradas. País escolhido entre os mais de 150 em que a AkzoNobel está presente para receber o programa colaborativo de inovação com foco em startups, o Brasil mostrou que, mesmo diante do adverso cenário atual, é um mercado rico em ideias. Como referência, a versão global do programa alcançou 160 propostas em 2019.

Dividido em quatro desafios, o que mais atraiu inscrições foi o tema sobre Cadeia Produtiva e Logística Inteligente, com 64 submissões, seguido por projetos de Experiência do Cliente (33), Ciclo de Vida Mais Sustentável (22) e Novas Funcionalidades (16).

A plataforma on-line engajou mais 283 novos membros brasileiros, que realizaram 849 interações no ecossistema – ainda é possível haver mais participações, já que a plataforma segue aberta para colaboração e enriquecimento das ideias.

Em tempos de pandemia, o relacionamento também se fez presente via lives, para apresentar as temáticas e tirar dúvidas das startups interessadas. Quase 180 empresas, de 13 estados e 59 cidades, participaram dos bate-papos. O bate-papo virtual contou com participantes das mais diversas cidades, como Sobral (CE), Joinville (SC), Ananindeua (PA), Londrina (PR) e Campinas (SP).

As próximas fases do projeto incluem a divulgação dos finalistas em setembro e a realização de um evento de aceleração em outubro, quando também serão escolhidos os vencedores – que, além de colaborar na solução de um desafio relevante, receberão propostas de acordo com o perfil e estágio de maturidade da solução. Isso pode envolver acordos de fornecimento, colaboração e de codesenvolvimento.

Os vencedores também receberão auxílio e o apoio necessários para enriquecer seus projetos e fazer seus negócios decolarem.

No Brasil, a iniciativa conta com o apoio da LM Ventures, que estima a existência de um ecossistema de 12 mil startups em 30 comunidades espalhadas pelo país.