Potencia Ventures e Artemisia lançam programa para preparar startups para acessar capital
27 de maio de 2025Com o objetivo de qualificar empreendedores de impacto para estarem aptos a acessar capital de forma mais estratégica – um dos principais desafios da jornada empreendedora –, a Potencia Ventures, grupo de investimento focado em negócios de impacto social, e a Artemisia anunciam o lançamento do Potencia UP: Preparação para Investimentos de Impacto.
Gratuita, a iniciativa vai selecionar 200 negócios de todas as regiões do Brasil, priorizando participantes com marcadores de diversidade como gênero, raça, território, idade, orientação sexual e pessoas com deficiência. Ao final da formação, serão identificados cinco negócios-destaque com potencial para receber investimento e acompanhamento da Potencia Ventures.
Nesta edição, o Potencia UP busca negócios de impacto com soluções voltadas à educação e ao futuro do trabalho, liderados por empreendedores comprometidos com a redução das desigualdades, a promoção da equidade e o fortalecimento de trajetórias educacionais e profissionais saudáveis.
Nesse contexto, estão qualificados negócios que contribuam para ampliar o acesso e a inclusão social na educação – iniciativas que reduzam barreiras socioeconômicas e geográficas, tornando a área mais acessível a diversos públicos, especialmente os historicamente marginalizados; transformar a experiência de aprendizagem por meio de abordagens inovadoras e tecnologias que tornem o ensino mais dinâmico, personalizado e engajador, respeitando o ritmo e os interesses de cada estudante; e que preparem pessoas para o futuro do trabalho via soluções que promovem a qualificação técnica e o desenvolvimento de competências comportamentais, conectando profissionais às novas demandas do mercado e criando pontes reais entre educação, empregabilidade e geração de renda.
Os critérios de seleção envolvem elementos como maturidade de negócio (negócios de impacto com operação em estágio de validação, tração ou escala); modelo de negócio, temática (eixos educação e/ou futuro do trabalho); intenção de captação nos próximos 12 meses; diversidade entre fundadores e/ou membros do time; e tipo de organização (empresa privada com fins lucrativos e CNPJ ativo).
A jornada formativa é composta por três fases e combina capacitação em investimentos, mentorias especializadas e apoio na fase de diligência. Os negócios serão selecionados para participar da trilha de capacitação composta por aproximadamente oito horas de conteúdo digital – prático e acessível, produzido por especialistas em empreendedorismo e investimento – e atividades práticas com temas como product market fit, modelagem financeira, pitch deck, planejamento de captação, estratégias de negociação e captação de recursos.
Os participantes também terão acesso a uma comunidade exclusiva onde poderão trocar experiências e conectar-se com outros empreendedores e mentores, além de contar com um chat baseado em IA, desenvolvido a partir dos próprios conteúdos da trilha, para tirar dúvidas específicas e acelerar o aprendizado. Ao final desta etapa serão selecionados os empreendedores que avançarão na trilha.
A fase 2 – que envolve até 20 negócios-destaque – trará mentorias e acompanhamento individualizado com ênfase nos principais desafios apresentados durante a etapa de capacitação. Essa fase visa fortalecer as estratégias de crescimento, a estruturação dos modelos de negócio e a preparação para o acesso a investimentos, conectando os empreendedores dos negócios selecionados a uma rede qualificada de mentores. Na última etapa, até cinco negócios que apresentaram potencial de investimento direto passarão por um processo de diligência com acompanhamento da Artemisia e Potencia Ventures para potencial recebimento de investimento entre US$ 100 mil e US$ 500 mil.
Para que o negócio possa ser considerado no processo de seleção das fases 2 e 3, é obrigatória a participação ativa de pelo menos um sócio durante a etapa inicial (capacitação). A presença dos fundadores é um critério essencial de elegibilidade e o avanço para as próximas etapas dependerá, ainda, da avaliação de desempenho e do atendimento aos critérios da iniciativa.
As inscrições estão abertas até 2 de junho de 2025 e podem ser feitas pelo link.
Notícias
- EDP procura startups com soluções inovadoras para renováveis
- Novelis lança programa de inovação aberta com desafios para captação da sucata de alumínio
- Senai-SP e USP lançam espaço para ampliar projetos de inovação com universidade e indústria
- FAPESP lança nova chamada de propostas para o Programa QuTIa
Agenda
-
12/03/2025 a 11/12/2025
Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia de Plásticos 2025 -
16/07/2025 a 27/08/2025
Como a Tecnologia Pode nos Ajudar a Nos Comunicarmos sobre Temas Sensíveis? -
28/07/2025 a 05/09/2025
Fundamentos de Probabilidade e Estatística para Ciência de Dados -
31/07/2025 a 28/10/2025
Laboratório da Cor e Flexões do Espaço e da Cor
Chamadas
-
FAPESP/Global Alliance for Chronic Diseases: Strengthening Health Systems
Prazo: 30/07 -
FAPESP/BAYLAT – Chamada de Propostas para Workshops 2025
Prazo: 30/07 -
FAPESP-Instituto Butantan para Pesquisadores Internacionais
Prazo: 01/08 -
Propostas de Redes FAPESP de Pesquisa em Tecnologias Quânticas - QuTIa
Prazo: 04/08 -
Programa FAPESP para o Atlântico Sul e Antártica - PROASA
Prazo: 04/08 -
Chamada do Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial (Pi)
Prazo: 15/08 (Ciclo 2) -
FAPESP e Ohio State University
Prazo: 25/08 -
Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência e FAPESP 2025
Prazo: 03/09 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo