Número de startups cresce 9,5% na região de Ribeirão Preto, aponta Supera Parque

06 de dezembro de 2022

O número de startups em Ribeirão Preto e região cresceu 9,5% desde 2021, totalizando 321 empresas inovadoras de base tecnológica. É o que revela um novo estudo elaborado pelo Supera Parque de Inovação e Tecnologia sobre a composição do ecossistema de inovação tecnológica, em 21 diferentes segmentos, nas 34 cidades que abrangem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

Os dados completos do estudo, com a relação das startups e seus setores de atuação e grau de desenvolvimento, podem ser acessados pelo link https://mapeamento-rmrp-2022.softr.app/.

A região tem se destacado como um importante polo de inovação e tecnologia, principalmente na área da saúde e do agronegócio. Na área da saúde conta com um grande cluster composto por um parque industrial, universidades de ponta, concentração de startups, diversos hospitais de referência, além do Hemocentro, o Centro de Tecnologia em Células Car-T, uma unidade Embrapii para descoberta e desenvolvimento de fármacos e escritórios do Butantan e da Fiocruz-SP. Na área do agronegócio há fortes conexões com a academia e startups por parte de empresas que buscam desenvolver a inovação aberta, além de realizar grandes eventos, como a Agrishow e a Fenasucro.

O Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Ribeirão Preto revela 102 novas startups adicionadas desde a última divulgação do estudo. Os segmentos mais comuns entre as startups que adentraram no mapeamento foram agritech, healthtech, tech, foodtech e biotech. Por meio do estudo também foi possível observar que 93% das startups se encontram na cidade de Ribeirão Preto.

O mapeamento foi realizado pela equipe dos Estudos Setoriais do Supera Parque a partir de bases de dados de mapeamentos anteriores e de divulgação na mídia de formulário de cadastro.

Foram enquadradas no estudo as startups e empresas jovens de base tecnológica com página ativa na web (site, Linkedin, Instagram ou Facebook) ou que estão em portfólio de aceleradoras e incubadoras de startups. Outro filtro do mapeamento foi a exigência para que as empresas participantes estivessem localizadas em pelo menos um dos municípios da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

As empresas e startups que se enquadram no escopo do mapeamento e não apareceram nesta edição podem preencher o formulário por meio do link https://forms.gle/EUcHYfmNE4y9ga4z7, disponibilizado a partir do dia 24/11, para constarem na atualização do relatório dinâmico (dashboard) que será feita em dezembro.