Meta seleciona startups voltadas à cidadania e transparência
09 de agosto de 2022Inovação, tecnologia e empreendedorismo para transformar a sociedade são os conceitos por trás do novo programa de aceleração da Meta, o Citz.Tech, que abre inscrições a partir de amanhã (10/08). A iniciativa é promovida em parceria pela Fundação Certi (Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras) com o LabHacker – Laboratório de Inovação Cidadã da Câmara dos Deputados – e o UK Brazil Tech HUB, iniciativa de empreendedorismo do governo britânico.
O objetivo do programa Citz.Tech é acelerar startups que possam oferecer ao cidadão meios e condições para interagir com o governo, promovendo a cidadania e possibilitando um acompanhamento de suas ações de modo mais próximo, transparente e inovador. O programa possui abrangência nacional e acontecerá de forma híbrida – com etapas on-line e alguns eventos presenciais –, gratuitamente e terá duração estimada de cinco meses.
Entre os principais benefícios oferecidos pelo programa estão um conjunto de capacitações on-line, workshops e atividades práticas para guiar os participantes em suas jornadas empreendedoras, assim como networking em uma comunidade exclusiva para ajudar a escalar e dar visibilidade aos negócios, ampliando suas chances de sucesso. Além disso, os participantes aprovados para a aceleração terão acesso a mentorias de negócio com especialistas de mercado e da Meta, que irão compartilhar experiências e conexões.
Também serão oferecidos créditos de anúncios nas plataformas Meta que podem chegar até R$ 25 mil para as startups finalistas; um pacote de serviços e ferramentas oferecidos por parceiros; office hours com a equipe executora do programa para o esclarecimento de dúvidas e suporte durante todo o processo; e acesso a potenciais investidores (anjos, aceleradoras e venture capital) em um demo day que marcará o fim do processo de aceleração.
Os interessados poderão se inscrever por meio do formulário disponibilizado na página do Facebook do programa até o dia 9 de setembro.
Podem participar indivíduos ou times de até cinco integrantes, residentes no Brasil e com pelo menos 18 anos completos até a data de inscrição, que possuam soluções que utilizam meios digitais, de forma inovadora e escalável, para gerar soluções que possam prover ao cidadão os meios e condições para interagir com o governo.
O programa será composto por duas etapas: inscrições e capacitação e aceleração. Após o período de inscrições serão disponibilizadas capacitações para os inscritos e os projetos submetidos serão analisados e avaliados. O resultado final da etapa será divulgado no dia 26 de setembro.
A etapa de aceleração será composta pelas fases de validação, evolução e conexão. Ao final da fase de validação serão selecionadas 25 startups para a próxima etapa e, ao final do período de evolução, serão selecionadas dez startups para avançar para o estágio de conexão.
Durante todo o programa, as startups estarão inseridas em uma comunidade de inovação do Citz.Tech no Facebook, em que ocorrerão trocas de experiências com outros empreendedores, mentores e especialistas. A comunidade será perene e irá possibilitar compartilhamento de informações e independência para as startups oferecerem suas soluções mesmo após o término do programa.
O programa deve abarcar alguns temas como: digitalização no poder público; inovação digital no Legislativo; compras públicas; previdência; finanças públicas e gestão orçamentária; equilíbrio fiscal; proteção de dados e segurança cibernética; eficiência na gestão pública; smart cities e urban techs; construção e planejamento urbano; combate à burocracia; legislação; accountability; licitações e contratos; controle social e transparência; dados estruturados e abertos; coprodução do bem público; educação cívica; educação pública; saúde pública; segurança pública; trabalho; cultura; igualdade de gênero; erradicação da pobreza; fome zero; saneamento; inclusão social; agricultura urbana; qualidade dos serviços públicos; sustentabilidade e meio ambiente; mobilidade urbana; dentre outros.
Notícias
- Especialistas debatem soluções para diferentes setores no primeiro encontro do Distrito de Inovação
- Fiesp e Cietec lançam chamada para startups com soluções para desafios das indústrias
- Brain4care conquista primeiro lugar no Prêmio Deep Tech Ano 2024
- FAPESP seleciona empresas apoiadas pelo PIPE para participar de simpósio na Alemanha
Agenda
Chamadas
-
Chamada FAPESP PITE – Grandes Projetos
Prazo: 10/02/2025 -
Praticar Ciência
Prazo: 16/02 -
Chamada PIPE-FAPESP Fase 3
Prazo: 24/02 -
FAPESP-NWO (Países Baixos): Eventos Extremos de Calor e Água
Prazo: 04/03 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo