Estudo pode levar ao desenvolvimento de materiais biocidas de baixo custo
19 de março de 2024* Um estudo teórico-experimental com a participação de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) chegou a conclusões inéditas sobre a atividade biocida do semicondutor fosfato de prata. Descrito em artigo publicado no The Journal of Physical Chemistry C, o trabalho demonstrou que essa atividade está associada à formação de espécies reativas de oxigênio (ROS, na sigla em inglês). Essas moléculas altamente instáveis são capazes de gerar estresse oxidativo e causar a morte de patógenos.
O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
No estudo, simulações computacionais atomísticas fundamentadas na Teoria do Funcional da Densidade (DFT) propiciaram a identificação de um mecanismo até então inédito na formação de ROS. Esse mecanismo envolve a ativação cooperativa de uma molécula de água e uma molécula de oxigênio na superfície do fosfato de prata.
A DFT é uma das principais teorias da mecânica quântica. Tem sido usada para descrever propriedades eletrônicas na física do estado sólido, química quântica, ciência dos materiais, bioquímica, biologia, nanossistemas e sistemas em escala atômica.
Os pesquisadores constataram que a superfície do semicondutor atua como um catalisador, facilitando a transferência de elétrons da molécula de água para a superfície e, a partir daí, para a molécula de oxigênio. O processo resulta na formação das espécies precursoras de ROS: hidroxila e superóxido.
Miguel San-Miguel, pesquisador associado ao CDMF e um dos autores do artigo, explicou que os resultados abrem perspectivas inovadoras para o entendimento da formação de ROS em materiais baseados em semicondutores de prata. Explicou também que eles possibilitam a exploração em outros materiais do mecanismo identificado, favorecendo a pesquisa de aplicações biocidas de baixo custo. “Esse avanço não apenas aprimora o conhecimento teórico sobre o assunto, mas também oferece potenciais implicações práticas para a utilização efetiva desses materiais em contextos biológicos”, afirma.
O estudo contou com a participação de pesquisadores da UFSCar, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universitat Jaume I e Universitat de València, ambas da Espanha, e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O artigo A Tale of Reactive Oxygen Species on the Ag3PO4(110) Surface pode ser lido em: https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jpcc.3c06321.
* Com informações do CDMF.
Notícias
- Armadilha inteligente pode ajudar a monitorar e controlar a circulação do mosquito da dengue
- Novo centro vai usar inteligência artificial para produzir dados e análises para a gestão pública
- Inova Talentos tem 205 vagas abertas e bolsas de até R$ 11 mil
- Embraer prorroga as inscrições para o Marathon Startup
Agenda
Chamadas
-
FAPESP - NERC (Reino Unido): Global Partnerships Seedcorn Fund
Prazo: 03/04 -
Programa de Pesquisa em Políticas Públicas
Prazo (segunda fase): 18/04 -
Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD)
Prazo: 22/04 -
Chamada para Programa de Mobilidade CONFAP / Itália
Prazo: 25/04 -
Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID)
Prazo: 29/04 -
Programa FAPESP para o Atlântico Sul e Antártica
Prazo: 30/04 -
Infraestrutura de Funcionamento de Biotérios de Pequenos Animais e da Biossegurança de estruturas de pesquisa
Prazo: 30/04 -
FAPESP - Belmont Forum: Driving Urban Transitions
Prazo: 30/04 -
Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) – 19ª Chamada
Prazo: 09/05 -
FAPESP / M-ERA.NET 2025 – Ciência de Materiais e Engenharia
Prazo: 13/05 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo