Empresas apoiadas pelo PIPE-FAPESP se destacam em rankings nacionais de inovação

31 de outubro de 2023

Quinze startups apoiadas pelo Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP, atuantes em diversos segmentos, integram os rankings “100 startups to watch” e “100 open startups”.

Uma iniciativa da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo, em parceria com as consultorias Elogroup e Innovc, a sexta edição do ranking das “100 startups to watch” foi divulgado no início de outubro.

Para participar, startups de todo o Brasil de diferentes setores e estágios de maturidade submeteram suas candidaturas. Neste ano, 2.076 startups participaram do processo seletivo.

As startups foram avaliadas em cinco critérios: negócio, equipe, grau de inovação, potencial de mercado e maturidade da solução. Cada critério recebeu uma pontuação de 1 a 5, representando o nível de potencial de cada startup. Um comitê composto por representantes de organizações, fundos de investimento e iniciativas públicas de fomento, juntamente com jornalistas, selecionou as cem startups mais promissoras do Brasil.

As empresas Cromai, Doroth e SciCrop foram selecionadas na categoria de agronegócio. Já a Biolinker integrou a categoria de indústria e a Neuralmind a de jurídico. Na categoria de saúde foram destacadas as empresas Epistemic, Neogenys e a Onkos. A Data Machina ficou entre as startups listadas na categoria de tecnologia.

A SciCrop também foi uma das selecionadas para o ranking de 2023 das “100 open startups”, anunciado também em outubro. Uma iniciativa da Plataforma de Inovação Aberta, o foco desse ranking é avaliar as conexões e relacionamentos estabelecidos pelas startups com grandes empresas. Além da quantidade de conexões, a qualidade desses relacionamentos é um fator crucial na classificação. A confiabilidade dos dados é assegurada por meio da validação dessas conexões pelas grandes empresas.

Completaram a lista das empresas apoiadas pelo PIPE-FAPESP no ranking a Gedanken, a Ecotrace, a Noleak, a Kidopi e a Sinapis.