Empresa apoiada pela FAPESP ganha licitação de US$ 75 milhões do Pentágono

13 de novembro de 2018

A Griaule, de Campinas, venceu licitação do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para prestar serviços de biometria. A empresa fornecerá o sistema de armazenamento e certificação dos dados biométricos de 55 milhões de cidadãos do Iraque e 30 milhões do Afeganistão. A notícia foi publicada em reportagem da revista Exame, assinada pela jornalista Mariana Desidério.

O contrato no valor de US$ 75 milhões, assinado em setembro, envolveu um grupo de sete empresas, sendo seis dos Estados Unidos e uma brasileira. O projeto tem prazo de cinco anos e as empresas já estão atuando.

Fundada em 2002, a Griaule já atendeu 4 mil clientes, em 80 países pelo mundo. Seu maior mercado é o Brasil, seguido pelos países da América Latina, mas a companhia também já atuou em locais como África do Sul, Israel e Índia. Hoje, tem seu foco principal no mercado dos Estados Unidos, onde mantém um segundo escritório desde 2016 (o primeiro fica em Campinas, São Paulo).

A empresa teve apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) entre 2004 e 2011, para desenvolver três projetos: Melhoramento da qualidade do reconhecimento e da disponibilidade (SpeedCluster) do Griaule AFIS; Detecção e reconhecimento digital da face humana  e Reconhecimento por voz: verificação de locutor.

Para mais informações sobre a Griaule acesse http://pesquisaparainovacao.fapesp.br/734.