Edição 2020 do programa TechStart Agro Digital tem apoio da Bayer

14 de julho de 2020

O novo ciclo de aceleração de startups do programa realizado pela Embrapa Informática Agropecuária e a Venture Hub, o TechStart Agro Digital, vai contar com o apoio da divisão agrícola da Bayer.

Focado no desenvolvimento e na escalada tecnológica de soluções digitais para o agronegócio, o programa oferece suporte às startups e conexão com investidores e corporações.

O objetivo do programa é impulsionar a chegada de novas tecnologias ao mercado, com soluções para problemas reais da agricultura. A ideia é avançar em soluções inovadoras que atendam aos desafios da agricultura digital, com foco especial no aumento da produtividade e sustentabilidade, na redução de custos, no apoio à tomada de decisão no campo e na geração de valor para o agricultor.

As inscrições para o programa seguem fluxo contínuo e podem ser feitas no site do TechStart Agro Digital. As startups selecionadas para o batch 2020 vão participar de um processo estruturado, ao longo de 21 semanas, com treinamentos e mentorias especializadas e oportunidades de interação com outras empresas, investidores e instituições de pesquisa, além de apoio nas áreas jurídica, de propriedade intelectual e contábil. O programa atende também aos interesses de empresas que buscam inovações com potencial para integrar seus negócios.

A nova edição do programa terá duração de seis meses, com cinco etapas (sprints) que foram reformuladas e aperfeiçoadas para fornecer experiência e aprendizado em negócios e tecnologia ainda melhores para as agtechs participantes.

As startups selecionadas também contarão com benefícios exclusivos, como o uso da infraestrutura de coworking do Innovation Hub Campinas e o acesso gratuito às informações e modelos agropecuários gerados pela Embrapa disponíveis na Plataforma AgroAPI.

A ferramenta contempla desde dados sobre cultivares e produtividade até zoneamentos agrícolas. As informações são acessadas por meio de APIs (interface de programação de aplicativos, na tradução do inglês) e podem ser úteis, por exemplo, no desenvolvimento de soluções para planejamento, monitoramento e gestão da produção.

As startups interessadas em participar da segunda rodada do TechStart Agro Digital deverão inscrever propostas de soluções dentro de oito diferentes temas: Gestão de Risco Agrícola; Identificação e Detecção de Pragas e Doenças; Cadeia de Hortifrúti; Automação e Robotização no Campo; Biotech; Manejo e Monitoramento; Pecuária de Precisão; e Nutrição e Sanidade Animal.

Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível no site do programa. As etapas de seleção incluem uma triagem inicial, entrevistas e avaliação jurídica. Concluídas estas fases, as startups selecionadas darão início ao processo de aceleração, previsto para iniciar em outubro, a distância ou de forma presencial, seguindo as recomendações e orientações das autoridades de saúde. O programa será encerrado com a apresentação final dos produtos e modelos de negócios das startups graduadas.

O TechStart Agro Digital tem ainda o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).