Competição estimula estudantes a desenvolver projetos inovadores em bioeconomia
08 de maio de 2017Estudantes de mestrado e doutorado, com ideias inovadoras nas áreas de biocombustíveis e biomateriais, aprenderão como estruturar um modelo de negócios que transforme os projetos em produtos, processos e serviços de interesse do mercado.
Eles participarão, no dia 10 de maio, de uma master class (aula dada por um especialista em determinada área do conhecimento) que integra uma das etapas da Global Biobased Business Competition (G-BIB), cujo vencedor será anunciado durante a Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference (BBEST) 2017 – evento promovido pelo Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) que ocorrerá entre os dias 17 e 19 de outubro, em Campos do Jordão.
Em sua primeira edição, a G-BIB reúne estudantes de mestrado e doutorado de universidades da Alemanha, Holanda e do Brasil e é promovida pelo BioInnovation Growth Mega-Cluster (BIG-C) – um consórcio de instituições públicas e privadas líderes em biocombustíveis da Alemanha, Holanda e Bélgica. O objetivo do consórcio é organizar e integrar as iniciativas em bioeconomia (economia que reúne setores que utilizam recursos biológicos de forma sustentável) nesses países europeus.
A finalidade do concurso é estimular o empreendedorismo e a inovação por parte de estudantes de pós-graduação na área de Ciências Aplicadas.
O desafio colocado para os participantes foi o de elaborar um modelo de negócios inovador baseado em um projeto voltado a desenvolver produtos renováveis de forma sustentável.
Durante as master classes do dia 10 de maio, no Brasil, e no final de maio, na Europa, as equipes brasileiras e europeias aprenderão a estruturar um modelo de negócios baseado em Canvas – uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócios novos ou já existentes – com o auxílio de um mentor com experiência na criação de empresas nascentes de base tecnológica (startups).
O modelo de negócios de cada equipe será apresentado e avaliado por um júri de especialistas durante a fase semifinal da competição, que será realizada em junho na Europa, reunindo as equipes da Alemanha e da Holanda, e em julho, na FAPESP, com a participação das equipes brasileiras.
A fase final da competição será em outubro, em São Paulo. A equipe vencedora receberá um prêmio no valor de € 10.000 para executar o projeto de negócio que desenvolveu.
Participam da competição 19 equipes de estudantes do Brasil, sendo 15 do Estado de São Paulo – ligados às Universidades de São Paulo (USP), Estadual de Campinas (Unicamp), Estadual Paulista (Unesp) e de Taubaté (Unitau), além do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Etanol (CTBE) –, duas equipes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e outra da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Mais informações sobre a BBEST 2017 acesse www.bbest.org.br.
Notícias
Agenda
Chamadas
-
Chamada Confap-Swissnex-FAPESP nexBio Amazônia
Prazo: 14/02 -
FAPESP e University of Illinois: Clima e Sustentabilidade; Saúde Pública e Medicina; Democracia e Inclusão
Prazo: 15/02 -
Praticar Ciência: Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias
Prazo: 16/02 -
Chamada FAPESP e ANP: formação de recursos humanos para indústria
Prazo: 21/02 -
PIPE-FAPESP Fase 3
Prazo: 24/02 -
SPRINT 3/2024
Prazo: 24/02 -
FAPESP e Instituto Jô Clemente
Prazo: 26/02 -
FAPESP-NWO (Países Baixos): Eventos Extremos de Calor e Água
Prazo: 04/03 -
Chamada Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD)
Prazo: 31/03 -
Chamada Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID)
Prazo: 29/04 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo