Chamada busca startups com soluções inovadoras em ILPF

30 de março de 2021

Startups de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 9 de abril na chamada ILPF Conecta, um desafio que visa atrair propostas de negócios de empresas jovens de base tecnológica, as startups do agro, mais conhecidas como agtechs. A chamada visa a seleção de tecnologias inovadoras para a adoção em sistemas de produção que integram atividades agrícolas, pecuárias e florestais em uma mesma área, chamados de Integração lavoura, pecuária, floresta - ILPF.

As agtechs interessadas devem apresentar tecnologias aplicadas às áreas temáticas da chamada e que estão em sintonia com a tendência mundial de intensificação sustentável da produção agropecuária, e que também contribuam com o negócio do produtor rural e com o aspecto social da produção.

O ILPF Conecta acontecerá paralelamente ao II Congresso Mundial sobre ILPF (World Congress on Integrated Crop-Livestock-Forestry Systems) - WCCLF 2021, que nesta edição será realizado em formato 100% digital, nos dias 4 e 5 de maio de 2021.

A iniciativa pretende aproximar as agtechs dos principais investidores privados e de aceleradoras para aportar recursos nesses negócios e fomentar a participação desses novos empreendimentos no ecossistema de inovação.

O desafio será realizado em três etapas, começando pela inscrição que é gratuita e se encerra dia 9 de abril, quando os interessados precisam preencher um formulário. Para a seleção das startups serão adotados critérios como relevância, ineditismo, maturidade e usabilidade/aplicabilidade das soluções propostas.

No dia 4 de maio, as startups selecionadas participam da 2ª etapa, com a apresentação dos pitches ao vivo e, na fase final, as três startups finalistas se apresentarão no Painel Especial de Inovação do WCCLF 2021, que acontece dia 5 de maio para todos os participantes do evento, e quando será anunciada a vencedora. As três startups premiadas no ILPF Conecta estarão automaticamente classificadas para a fase de apresentações ao vivo na Smart Farm AgroBIT, da Vila Tecnológica de Londrina (PR).

As startups que se inscreverem para o desafio ILPF Conecta devem apresentar soluções para as seguintes áreas temáticas: mudanças climáticas; resiliência e adaptação; emissões de gases de efeito estufa e descarbonização dos sistemas; integração dos sistemas de produção e uso sustentável dos recursos naturais; modelos de negócios para sistemas integrados; avaliação e análise de impacto dos sistemas integrados; bem-estar animal; finanças verdes (green bonds); agricultura digital e de precisão (IA, IoT, blockchain, big data); aspectos econômicos e sociais e agricultura familiar; rastreabilidade, certificação e conceitos emergentes, e políticas públicas, interações nas cadeias de suprimentos e comércio internacional

As inscrições devem ser feitas no site www.wcclf2021.com.br/conecta.