Canadá e São Paulo financiarão P&D industrial com potencial de comercialização

13 de maio de 2025

A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada de propostas com o objetivo de fomentar e apoiar projetos colaborativos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) industrial com alto potencial de comercialização.

A Chamada Canadá – Brasil 2025 está aberta a organizações do Canadá e do Brasil que desejem formar consórcios para a realização de projetos colaborativos voltados ao desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores baseados em tecnologia nas áreas de:

• Inteligência artificial e manufatura
• Tecnologia limpa, energia verde e ambientes sustentáveis
• Ciências da saúde e da vida • Internet das coisas e transformações digitais
• Nanotecnologia
• Ciência e tecnologia oceânica

A empresa do Estado de São Paulo deve atender aos requisitos da Fase 2 do PIPE-FAPESP. No Canadá, este edital é oferecido por meio do Programa Canadense de Inovação Internacional, um programa de financiamento internacional de P&D em inovação promovido pelo Global Affairs Canada, em parceria com o Programa de Assistência à Pesquisa Industrial do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC IRAP).

O consórcio do projeto deve incluir pelo menos uma pequena ou média empresa canadense incorporada e um parceiro brasileiro elegível do Estado de São Paulo. As partes devem ser independentes entre si.

O projeto deve se concentrar no codesenvolvimento, adaptação e/ou validação de um produto, processo ou serviço tecnológico inovador, com potencial comercial e resultados que possam ser alcançados dentro de dois a três anos após a conclusão do projeto, e com finalidade civil (não militar).

Os participantes elegíveis em projetos colaborativos selecionados por meio deste edital poderão receber financiamento de suas respectivas agências nacionais de fomento.

O prazo de inscrição no Canadá é 24 de junho de 2025, e as propostas serão recebidas pela FAPESP até 17 de setembro de 2025.

A chamada está publicada em: fapesp.br/17535.