Basf se une à The Bakery em desafio de inovação aberta para o setor de cuidados com os cabelos

11 de julho de 2023

A Basf se uniu à The Bakery, especialista em inovação corporativa, para lançar um novo desafio voltado para o mercado de cuidados com os cabelos. A proposta, com foco em diversidade e nas necessidades do mercado brasileiro, vai selecionar soluções que vão desde novos ingredientes, formulações mais sustentáveis, até serviços digitais e metodologias de análises.

Segundo Fábio Cahen, diretor de cuidados pessoais da Basf para a América do Sul, o Brasil é o melhor laboratório do mundo para produtos para os cabelos porque temos pessoas com todos os tipos de cabelos. “Queremos entender o que o consumidor quer para os seus cabelos, valorizar as demandas de cada tipo de fio, promover a diversidade de interesses, estilos, experiências e entregar soluções inovadoras”, avalia.

O desafio de inovação aberta tem como principal objetivo encontrar soluções que transformem a rotina de cuidados com os fios e com o couro cabeludo de pessoas com cabelos ondulados, cacheados e crespos, tornando-a mais eficiente, prática e acessível.

Como benefícios do programa, as startups selecionadas terão acesso a especialistas Basf e à rede de parceiros, networking, espaço para cocriação, além de suporte financeiro para a realização de testes junto à empresa. Para participar do desafio é preciso fazer inscrição pelo site acontece.onono.com.br/haircare360.

O Brasil é o quarto maior mercado do mundo no segmento, atrás dos Estados Unidos, China e Japão, segundo o Euromonitor. Nesse mercado em franco crescimento, há diversas oportunidades de inovação que vão além dos produtos e tratamentos tradicionais para o cabelo, como xampu, condicionador e máscara. Por exemplo, houve um aumento de 16% para 30% do consumo de produtos para modelar o cabelo entre a pesquisa da Mintel atual (2022) e a anterior. Além disso, customização e personalização têm aparecido como tendência importante do segmento abrindo espaço para diversos serviços e soluções digitais.