Abertas as inscrições para o programa de aceleração de startups TechStart Agro Digital

31 de janeiro de 2023

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do TechStart Agro Digital, programa de inovação aberta e aceleração de startups realizado pela Embrapa Agricultura Digital e a Venture Hub. Serão selecionadas startups que já tenham passado pelas fases de validação inicial do seu projeto, com soluções digitais para o agronegócio que atendam a quatro grandes temas: transformação digital das cadeias agropecuárias, agrometeorologia e mudanças climáticas, sustentabilidade das cadeias de suprimentos e biotecnologia avançada.

As inscrições devem ser feitas até dia 17 de março, no site do TechStart Agro Digital.

O objetivo do programa é contribuir para a escalada de novas tecnologias para o setor. Para isso, oferece às startups suporte tecnológico e de negócios a partir de um processo estruturado, que conta com treinamentos e mentorias especializadas e a conexão com instituições de pesquisa, corporações e investidores, criando oportunidades para captação de parcerias e recursos.

Lançado em 2019, o programa já graduou 28 startups, sendo que pelo menos dez delas receberam proposta de investimento durante a participação na iniciativa. Outras 21 startups também estabeleceram contato com unidades da Embrapa para propostas de projetos e parcerias.

Entre fevereiro e março, serão realizados eventos on-line para apresentar o programa de aceleração e tirar as dúvidas dos interessados em se inscrever para esta nova edição. Os eventos também terão a participação de startups que foram aceleradas pelo TechStart Agro Digital, abordando a experiência com o programa. Nesta edição, a iniciativa tem o apoio das empresas Bayer e EY.

O TechStart Agro Digital está estruturado em duas etapas. A partir das informações fornecidas no formulário de aplicação do programa, as startups mais bem classificadas serão convidadas a participar do Warm Up, com início em abril. Ao longo de nove semanas, serão realizadas atividades para introdução das startups ao contexto de formação e evolução, com a utilização de conteúdos e ferramentas focados em ideação, validação e planejamento do desenvolvimento tecnológico.

Em seguida, as startups passarão por um novo processo de avaliação para seleção daquelas que seguirão para a etapa de aceleração, quando terão acesso a conteúdos relevantes e mentorias com profissionais do ecossistema TechStart e pesquisadores da Embrapa.

Entre os conteúdos abordados, estão ferramentas de tração, escala, desenvolvimento tecnológico e investimento. O objetivo dessa etapa será desenvolver nas startups a capacidade de resolver seus desafios e os problemas dos clientes de forma cíclica (criando, definindo, testando, observando os resultados, capturando mais dados, analisando e desenvolvendo), com agilidade e sempre retornando ao mercado para validação, a partir do conceito de Lean Startup.

Durante a etapa de aceleração, as startups vão contar com benefícios exclusivos, como o acesso facilitado ao espaço de coworking da Venture Hub, à plataforma on-line de conhecimento VH Academy e a serviços jurídicos, de marketing e propriedade intelectual. Além da conexão com a rede de mentores técnicos, os participantes também terão acesso gratuito a recursos e infraestrutura para desenvolvimento de novos produtos, como, por exemplo, informações e modelos agropecuários disponíveis na Plataforma AgroAPI Embrapa.

A ferramenta contempla dados sobre cultivares e produtividade, zoneamentos agrícolas, índices de vegetação, dados agrometeorológicos, de solos e genômicos, entre outros, que são acessados por meio de APIs (interface de programação de aplicativos, na tradução do inglês) e podem ser úteis, por exemplo, no desenvolvimento de soluções digitais para planejamento, monitoramento e gestão da produção.