Solução melhora a qualidade e o desempenho de colmeias

25 de maio de 2021

A polinização assistida pode aumentar em até 30% a produtividade de culturas agrícolas baseadas em floradas, como é o caso do café. Conectar criadores de abelhas e agricultores que trabalham com essas culturas é o negócio da AgroBee, startup com a qual o CPQD está desenvolvendo um projeto inovador que combina tecnologias de inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT) com o objetivo de melhorar o desempenho e a qualidade das colmeias.

A AgroBee foi apoiada pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

A startup oferece um serviço de polinização assistida inteligente e criou uma plataforma de comunicação que conecta criadores de abelhas e agricultores interessados em alugar colmeias para uso em suas lavouras.

Para que a polinização seja mais eficiente e garanta o aumento da produção agrícola, a AgroBee mantém uma equipe de especialistas responsável por cuidar, em campo, da segurança das abelhas e da qualidade das colmeias.

A ideia do projeto é desenvolver uma ferramenta de automação do trabalho de auditoria de colmeias. O próprio apicultor poderá gerar imagens da colmeia com seu celular.

A tecnologia gerada em parceria com o CPQD permitirá a análise da qualidade dos quadros de cria de abelhas sem necessidade do time técnico ir a campo, permitindo atender várias propriedades em pontos diferentes do país.

Desenvolvido com fomento da Embrapii/Sebrae, o projeto prevê o uso de visão computacional embarcada em aplicativo móvel (já existente) para a captura qualificada de imagens de colmeias e sua posterior classificação quanto à qualidade de quadros de cria de abelhas melíferas.

Com duração prevista em seis meses, o projeto é o primeiro resultado do acordo de cooperação firmado no ano passado entre o CPQD e o AgroVen, associação de investidores com foco em inovação no campo. A parceria tem como objetivo identificar e selecionar agtechs promissoras, que utilizam tecnologias digitais disruptivas e podem ser candidatas tanto aos investimentos do AgroVen quanto aos programas de fomento à inovação do CPQD.