Strive seleciona negócios em estágio embrionário ou inicial
14 de fevereiro de 2023Depois de empreender e atuar como investidores-anjo e conselheiros em mais de 85 startups nos últimos dez anos, três sócios decidiram criar a Strive, uma aceleradora que quer transformar o modelo de startups no Brasil: além de investir nas empresas em estágio embrionário ou inicial, eles vão dedicar tempo aos novos negócios, apoiando ativamente os fundadores.
"Nossa proposta é oferecer apoio de verdade para o empreendedor e seu time, em cinco reuniões mensais, durante 24 meses, discutindo temas – e os dilemas – à medida que eles aparecem", afirma Eduardo Casarini, cofundador da Strive ao lado de Patricia Toledo e Tiago Galli. Casarini foi um dos pioneiros do e-commerce no Brasil ao fundar a Flores Online, em 1998. Entre as startups de que foi advisor, estão o Banco Neon e a Linus, de sandálias sustentáveis.
A Strive já deu início ao primeiro ciclo de seleção de startups. O prazo de envio da aplicação é 20 de março de 2023, quando três startups serão selecionadas. A meta da Strive é selecionar 15 startups para investir e acelerar até o início de 2024, em ciclos de seleção que serão realizados a cada três meses. As inscrições devem ser feitas pelo site https://www.strive2022.com/book.
O foco da Strive são empreendedores com uma solução ainda em construção ou startups com produto na rua e clientes pagantes, mas que ainda estão validando o modelo de negócios. O programa de aceleração prevê uma duração de 24 meses e, por meio de parceiros estratégicos, aporte financeiro de até R$ 2 milhões e outros benefícios. A ideia é apoiar startups em fase pré-seed e seed e ser o primeiro investimento institucional do empreendedor.
No radar, estão negócios inovadores nas áreas de e-commerce, Software as a Service (SaaS), serviços financeiros (fintech), recursos humanos (HRTech), educação (edtech) e saúde (healthtech). A busca é por um produto ou modelo de negócio com potencial de ser escalável, com proposta de valor clara e que tenta resolver um problema para um mercado relevante. É importante também que a ideia de modelo de negócio seja sustentável.
Já pelo aporte financeiro, os investidores parceiros terão uma participação na empresa a ser definida pelas partes. Todo investimento captado pela Strive é feito diretamente pelos investidores. A Strive tem um modelo inovador também na relação com os investidores, já que não cobra o tradicional fee de sucesso na realização do lucro na saída do negócio.
Notícias
- Inova Talentos está com 167 vagas abertas com bolsas de até R$ 12 mil
- EDP procura startups com soluções inovadoras para renováveis
- Novelis lança programa de inovação aberta com desafios para captação da sucata de alumínio
- Senai-SP e USP lançam espaço para ampliar projetos de inovação com universidade e indústria
Agenda
-
12/03/2025 a 11/12/2025
Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologia de Plásticos 2025 -
16/07/2025 a 27/08/2025
Como a Tecnologia Pode nos Ajudar a Nos Comunicarmos sobre Temas Sensíveis? -
28/07/2025 a 05/09/2025
Fundamentos de Probabilidade e Estatística para Ciência de Dados -
31/07/2025 a 28/10/2025
Laboratório da Cor e Flexões do Espaço e da Cor
Chamadas
-
Chamada do Auxílio à Pesquisa Projeto Inicial (Pi)
Prazo: 15/08 (Ciclo 2) -
FAPESP e Ohio State University
Prazo: 25/08 -
Chamada conjunta PROASA-FAPESP e ANID (Chile)
Prazo: 01/09 -
Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência e FAPESP 2025
Prazo: 03/09 -
FAPESP e University of Birmingham
Prazo: 05/09 -
FAPESP e Universidad de Salamanca
Prazo: 12/09 -
Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)
Fluxo contínuo -
PIPE-FAPESP Transferência de Conhecimento (PIPE-TC)
Fluxo contínuo