Radar AgTech Brasil cadastra startups do agro

03 de novembro de 2020

Startups que inovam para o setor agropecuário têm até hoje (03/11) para marcar presença na versão 2020 do Radar AgTech Brasil, uma base de informações acerca das agtechs que acompanha o desenvolvimento do setor. A participação é gratuita e basta fazer o cadastro no site. O mapeamento realizado pela Embrapa em parceria com a SP Ventures e a Homo Ludens Research & Consulting gera visibilidade para as agtechs em diversos ecossistemas de inovação e subsidia os empreendedores em análises de oportunidades de negócios, buscando maior assertividade em suas estratégias de atuação.

No ano passado, o mapeamento trouxe um número inédito de 1.125 agtechs no Brasil. Os critérios para inclusão na base de dados são a existência de website ativo associada à disponibilidade de informações sobre sua localização e área de atuação. A versão 2020 trará um capítulo sobre COVID-19, que deve revelar até mesmo impactos positivos, na avaliação dos técnicos que estão à frente da produção do relatório. Inclusive projetam crescimento de startups - tanto pela adoção de melhorias nas formas de rastreamento das empresas como pela pujança do agronegócio, setor que continua atraente a despeito da crise global.

Em 2019, o Radar AgTech Brasil apontou São Paulo como o estado que concentra o maior número de startups orientadas para o setor agropecuário, sediando 590 das 1.125 distribuídas pelo país. Dentre os dados coletados, aproximadamente 90% das empresas voltadas ao agro estão nas regiões Sul e Sudeste do país. Entre os dez principais estados estão São Paulo, seguido por Paraná (102); Minas Gerais (99); Rio Grande do Sul (89); Santa Catarina (70), Rio de Janeiro (41), Goiás (22); Mato Grosso (18); Mato Grosso do Sul (17) e Distrito Federal (13).

A análise por estágio da cadeia de valor revelou que 47% das agtechs oferecem soluções para "depois da fazenda", no pós-produção agropecuária, com relevância de tecnologias para novos alimentos, agroprocessamento, plataformas, restaurantes e empórios on-line, rastreabilidade e indústria 4.0.

No estágio "dentro da fazenda", que responde por 35% das startups mapeadas, ganharam destaque as soluções vinculadas a agricultura de precisão, diagnóstico de imagem, internet das coisas, VANTs e sistemas de gestão agropecuária.