Projeto do CTBE quer ampliar a geração de energia a partir da palha da cana-de-açúcar

14 de fevereiro de 2017

Pesquisadores do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas, estão desenvolvendo projeto para ampliar a produção de energia elétrica a partir da palha da cana-de-açúcar recolhida durante a colheita da cana sem queima.

Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente e gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o projeto Sugarcane Renewable Electricity (Sucre) começou em 2015 com um investimento de US$ 67,5 milhões durante os cinco anos de duração.

Segundo Manoel Regis, coordenador do projeto, o objetivo é identificar as barreiras que estão dificultando o uso da palha nas usinas. Na primeira etapa, o Sucre está mapeando quatro usinas parceiras, que utilizam palha na geração de eletricidade, para desenvolver as soluções que ampliem a geração de energia, como estudo de viabilidade para o investimento de coleta e processamento da palha de cana. Na segunda fase do projeto será feita a análise de viabilidade técnico-econômica em mais sete usinas selecionadas.

O Sucre atua em quatro frentes de trabalho: remoção (definir quanto de palha pode ser retirada do solo sem comprometer a qualidade e a produtividade de cana-de-açúcar), recolhimento (identificar os processos de coleta e transporte da palha à indústria), indústria (avaliar o efeito da palha e da mistura de bagaço e palha nos diferentes tipos de processamento, como no sistema de limpeza a seco, no peneiramento e trituração, além do uso nas caldeiras das usinas) e integração (realizar avaliações econômicas e ambientais de diferentes rotas de recolhimento de palha, além da produção de manuais e guias de boas práticas).

O CTBE integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Mais informações: www.mcti.gov.br/noticia/-/asset_publisher/epbV0pr6eIS0/content/projeto-do-ctbe-quer-ampliar-a-geracao-de-energia-a-partir-da-palha-da-cana-de-acucar;jsessionid=129096F6B7CE76DFD71B688BB67698BE.columba